Pular para o conteúdo

Alimentação pode ser uma boa aliada no processo da cicatrização de feridas

Especialista explica que uma nutrição adequada, além de prevenir a desnutrição, acelera a recuperação dos tecidos da pele  

Em 31 de março é celebrado o Dia da Saúde e da Nutrição – de acordo com o Ministério da Saúde, a data visa debater e avaliar práticas nutricionais e a importância de políticas públicas realistas e preventivas para uma boa alimentação, para a redução de ingestão de açúcar e sal e as mudanças nos rótulos das embalagens.

E quando falamos em nutrição, muitas dúvidas vêm à mente, dentre elas estão: o que comer ou não para ajudar na cicatrização de feridas? A alimentação pode auxiliar nesse processo? Primeiro é importante dizer que vários fatores podem prejudicar a normal cicatrização de feridas, como: diabetes, hipotiroidismo, idade, falência de órgãos, tabaco, alcoolismo, corticosteróides, quimioterapia e a malnutrição e/ou deficiências de determinados nutrientes.

São vários os cuidados que deve-se ter nos pacientes com feridas, um deles é a alimentação: é importante ingerir alimentos e líquidos. A partir de uma boa alimentação, podemos prevenir a desnutrição, o que auxilia no processo de recuperação das doenças e mantemos o bem-estar desse paciente, visto que, os nutrientes influenciam positivamente em respostas imunológicas e no processo cicatricial das lesões”, explica Michele Brajão, enfermeira estomaterapeuta e coordenadora da clínica ConvaCare.

Segundo um parecer técnico-científico elaborado pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (Braspen) realizado em 2021, a cada 10 pacientes internados em hospitais públicos no Brasil, quase 4 estão desnutridos. Ainda de acordo com a pesquisa, uma boa alimentação ajuda a reduzir o tempo de internação e a diminuir em 37% a chance de óbito.

Muitos desses pacientes que estão internados e desnutridos são propícios a desenvolverem algum tipo de ferida. Nos pacientes internados, a mais comum é a lesão por pressão. Isso devido ao tempo prolongado que eles ficam deitados na mesma posição, o que acaba ocasionando lesões pelo corpo.

A cicatrização da pele depende de um processo fisiológico que tem início com uma inflamação na lesão. Isso atrai células que colaboram com a formação de novos vasos sanguíneos, que farão com que o oxigênio chegue até a ferida. Nesse processo, os  nutrientes também chegam ao machucado, de forma a recuperar a pele, criar colágeno e regenerá-la. “A geração de um novo tecido precisa de nutrientes específicos, que podem ser encontrados em alguns alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais”, define Michele.

Veja abaixo alimentos ricos em:

Proteínas:

  • Carne magra: frango, patinho, filé mignon e coxão mole;
  • Peixes: sardinha, atum e salmão;
  • Fígado e Ovos;
  • Grãos: Feijão, lentilha, grão de bico e ervilha;

Vitaminas

  • Vitamina A: Fígado, leite, ovos. Mantém a saúde dos olhos e da pele, além de prevenir o envelhecimento precoce.
  • Vitamina B5 (Ácido pantotênico): Massa fresca, fígado, sementes de girassol. Promove a cicatrização e equilibra alguns hormônios.
  • Vitamina B7 (Biotina): Amendoim, avelã, farelo de trigo. Fortalece e hidrata o cabelo, a pele e as unhas.
  • Vitamina C: Morango, kiwi, laranja. Previne a anemia, fortalece os vasos sanguíneos e acelera a cicatrização de feridas e queimaduras.
  • Vitamina E: Óleo de gérmen de trigo, sementes de girassol e avelã. Prevenir doenças neurológicas e cardiovasculares e manter a saúde da pele.

Minerais

  •  Alface, frutos do mar, oleaginosas, abóbora, brócolis, cereais integrais

Tratamento para feridas

  • Diabetes

No tratamento das feridas causadas pelo diabetes, os curativos mais utilizados são as tópicas, que são para a lesão e colocados nessa ferida. Além disso, é primordial que o paciente controle o açúcar no sangue e tenha acompanhamento médico.

  • Lesão por pressão

É preciso higienizar a pele utilizando água morna e sabão neutro para reduzir a irritação e o ressecamento. Os curativos utilizados são: gases, filme transparente, hidrocolóide, hidrogel, espuma de poliuretano, alginatos, carvão ativado com prata e colágeno. A alimentação nesse tipo de doença deve ter suplementos de elevado teor protéico, além de vitaminas e sais minerais e líquidos.

  • Epidermólise Bolhosa

Os curativos mais utilizados para as feridas provenientes de epidermólise bolhosa são os não aderentes, com prata (para uma ação antimicrobiana) e que são absortivos. Espumas de silicone são ótimas opções, como o Aquacel Foam e Foam Pro, Aquacel Ag Foam, e Aquacel Ag+, a utilização será de acordo com a fase de cicatrização que se encontra a ferida, pois estas lesões geralmente estão de um jeito em um dia e no outro já houve medicação, portanto a escolha do curativo é muito dinâmica e de acordo com o que a lesão “pede” naquele momento. Especialistas alertam que com a progressão da doença, podem ocorrer limitações à nutrição. Alguns pacientes, dependendo do grau da doença, podem ingerir apenas alimentos pastosos e líquidos. Por isso, é importante enriquecer a alimentação por meio da adição de alimentos com maior valor energético (azeite de oliva, queijo, manteiga etc.). Deve-se evitar o consumo excessivo de alimentos e bebidas ricos em açúcar.

Sobre a ConvaCare

A ConvaCare é um centro internacional de excelência no tratamento e reabilitação de pessoas com feridas, estomias e incontinência urinária. A rede Convacare possui 10 anos de experiência na América Latina, adquirida na atuação de suas oito clínicas, tendo realizado mais de 2 k atendimentos com uma gama de benefícios clínicos e econômicos, incluindo a prevenção de infecções, proteção de uma pele em risco, melhora dos resultados de pacientes e redução dos custos totais de tratamento. . No Brasil, a clínica matriz está localizada na zona sul da capital paulista, que foi a primeira de um projeto de expansão que já possui uma filial em Belo Horizonte, ainda, há a implantação de cinco clínicas no país nos próximos 3 anos. Saiba mais em: https://clinicaconvacare.com.br/