Pular para o conteúdo

Como a falta de um único dente pode prejudicar a sua saúde

Perder um dente é algo mais comum do que se imagina: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 34 milhões de brasileiros acima de 18 anos já perderam treze ou mais dentes. Além disso, um estudo realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estimou que quase 40% dos adolescentes, entre 15 e 19 anos, do Brasil também já enfrentam o problema.

“A perda dental está longe de ser apenas uma complicação  estética. A verdade é que a falta de um único dente já afeta a saúde como um todo”, afirma o Dr. Samuel Aguiar, Cirurgião Dentista e Mestre em Implantodontia.

Conforme explica o especialista, a arcada dentária funciona como uma engrenagem, sendo que, quando há um elemento faltando, todo o sistema fica prejudicado.

Em tempo, os implantes dentários são hoje a forma mais eficaz de repor um ou mais dentes perdidos, devolvendo a função mastigatória e a autoestima dos pacientes.

Confira, a seguir 3 prejuízos à sua saúde que são causados pela falta de um único dente:

1) Propensão a inflamações e infecções gengivais: “O tecido da mucosa bucal é uma área muito sensível que acaba ficando exposta quando acontece a perda de um dente”, explica o Dr. Aguiar. “E a ausência dentária associada à má higienização por parte do paciente pode deixar estas regiões mais propensas a inflamações e infecções como gengivite e periodontite, que é uma infecção causada por bactérias envolvendo os tecidos gengivais e ósseos, promovendo a perda da sustentação dos dentes”, completa o especialista. 

2) Problemas de mastigação, digestivos e estomacais: A perda de um só dente também já é o bastante para prejudicar a mordida e tornar a função mastigatória mais difícil. “Podem ocorrer dores constantes nos músculos da face, sensação de cansaço ao mastigar, incômodos na articulação próxima ao ouvido e até mesmo dores de cabeça de origem tensional”, explica o dentista.  “Além disso, a perda de um único dente é capaz de causar problemas estomacais, pois, ao não triturar bem os alimentos, a pessoa passa a engolir pedaços maiores. Consequentemente, o organismo precisa trabalhar mais para realizar a absorção dos alimentos, o que pode gerar desordens estomacais”, completa.

3) Traumas e sorriso desalinhado: “A falta de um único dente nas arcadas pode promover um desequilíbrio oclusal (contato entre os dentes) e, quando isso acontece, os dentes vizinhos podem se movimentar, desalinhando toda a dentição”, explica o especialista. “Para completar, quando acontece a perda dentária, os dentes remanescentes sofrem uma sobrecarga mastigatória, o que pode comprometer sua fixação no osso”, finaliza o Dr. Aguiar.

Sobre a S.I.N. Implant System: referência mundial em produtos para implantes dentários, a S.I.N Implant System tem DNA brasileiro e está no mercado desde 2003. Hoje, seu parque fabril de última geração entrega mais de 5 milhões de produtos acabados todos os anos, com presença em 22 países. Com uma trajetória de conquistas apoiada nos princípios da simplicidade, inovação e nanotecnologia, a S.I.N. Implant System oferece as melhores linhas de implantes dentários do mundo, além de componentes protéticos. A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de implantodontia, utilizando, para isso, tecnologia de ponta e equipamentos de última geração, que passam por rigoroso controle de processos. A excelência em qualidade de seus produtos é garantida e comprovada por meio de certificações nacionais e internacionais. O sonho de restaurar sorrisos, iniciado com a Sra. Neide e o Dr. Ariel Lenharo continua vivo. Em tempo: Ariel Lenharo foi o primeiro doutor em implantodontia do Estado de São Paulo, tendo também realizado sua pós-graduação nos Estados Unidos, no Pankey Institute. A Sra. Neide e o Dr. Lenharo estiveram à frente da companhia até 2009, quando o controle acionário da S.I.N passou para o fundo de investimentos Southern Cross Group, equity firm líder e mais antigo dedicado ao mercado latino-americano, com mais de U$ 2,8 bilhões investidos em 38 empresas em todo o continente. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br.