Pular para o conteúdo

Saiba como iniciar a prática de exercícios

Professor de educação física da Estácio dá dicas de como deixar o sedentarismo de lado

O sedentarismo tem sido um problema cada vez mais comum em nossas vidas, atingindo principalmente crianças e adolescentes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 70% da população no mundo é sedentária, estando mais suscetível a doenças como obesidade e diabetes. Além disso, cerca de 300 mil pessoas morrem devido a doenças associadas ao sedentarismo anualmente.

Além disso, a OMS também alerta que os brasileiros se exercitam menos do que deveriam, tendo como parâmetro a prática de pelo menos duas horas e meia de esforço moderado ou 75 minutos de esforço intenso por semana. Pensando nisso, o dia 10 de março foi escolhido como o “Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo”. O objetivo da data é chamar a atenção da população sobre as consequências causadas pela falta de exercícios físicos, além de incentivar práticas que proporcionam melhor qualidade de vida e previnem doenças crônicas.

Para adquirir o hábito saudável, o professor de Educação Física da Estácio, Leônidas Meirelles, explica que o primeiro passo é identificar o esporte ou atividade que faça mais sentido praticar e quantas vezes na semana é possível se exercitar sem se sentir desconfortável. Meirelles aponta que dessa forma “o aluno melhora a sua saúde e ainda aumenta a performance em todas as áreas da vida”.

“O melhor exercício é sempre aquele que você faz, o importante é não entrar no sedentarismo e ser feliz com a atividade realizada. Afinal, com o passar do tempo, você terá mudado seu lifestyle e o que era ruim já é ótimo para você”, opina o professor. Entretanto, uns dos grandes desafios para quem está buscando um estilo de vida mais saudável é manter a constância. Para auxiliar nessa mudança de hábito, que pode ser aos poucos, Leônidas sugere que a pessoa entenda qual o seu perfil.

“Existem dois públicos: Aqueles que não suportam o radicalismo e precisam começar uma nova rotina de pouquinho a pouquinho e aqueles que se é para mudar que mude ontem. O radicalismo corre nas veias dessa pessoa!”, comenta. Ao fazer essa identificação, de acordo com o educador físico, você manda informação para o seu cérebro de que está começando uma nova rotina. Quando perceber, o lifestyle se tornou um hábito.

A prática de exercícios traz diversos benefícios como a normalização dos níveis de colesterol, triglicerídeos e glicemia, além de liberar endorfinas, fazendo com que o indivíduo se sinta com mais energia para as atividades diárias e melhore a qualidade do sono e do humor.