Pular para o conteúdo

Como identificar o desempenho da sua empresa

Você já percebeu que tudo pode ser medido? 

Quando você vai ao mercado precisa saber quantos quilos de carne e açúcar vai comprar, quantos litros de refrigerante e qual o tamanho da bateria que você precisa, quando você vai comprar roupas e sapatos precisa saber da numeração, o mesmo acontece quando você quer emagrecer, você normalmente pensa em quantos quilos você quer perder! Ou seja, as medidas te acompanham o tempo todo.

Mas se tudo é medido então por que não medir os resultados da sua empresa? E como medir esses resultados?

Para isso usamos indicadores de desempenho, que nada mais são do que instrumentos que mostram o progresso de determinadas áreas e são esses indicadores que vão mostrar o resultado das estratégias e orientar as tomadas de decisão!

Afinal de contas: com base em que você toma suas decisões gerenciais?

Através desses indicadores é possível fazer comparações entre o que foi planejado e o que foi realizado e fazer com que você perceba os ajustes necessários em seu planejamento.

Os indicadores de desempenho mais utilizados são os de: lucratividade, produtividade, qualidade, capacidade e estratégicos.

  1. Lucratividade mede a capacidade operacional do seu negócio em gerar lucro a partir da receita;
  2. Produtividade avalia o quanto pode-se produzir mais com menos, ou seja, esse indicador permite entender quanto a empresa consegue produzir, com uma quantidade de colaboradores ou maquinários, em um determinado período de tempo, sem perder a qualidade;
  3. Qualidade, esse indicador mede a capacidade das equipes e dos processos de saída, ou seja, como você está atendendo seu cliente, como você entrega, o que você entrega, quando você entrega e o que você entrega;
  4. Capacidade, esse indicador mede a capacidade de entrega da sua empresa. Não adianta vender, se você não consegue entregar o que foi vendido!
  5. Indicadores estratégicos medem o desempenho da empresa em relação aos objetivos traçados. Ao conhecer esses indicadores é possível tomar providências para atingir esses objetivos.

Perceba que esses indicadores caminham juntos, independente do ramo de atividade da empresa, por exemplo se sua empresa é de prestação de serviços de suporte de TI, você tem que ter uma equipe enxuta, com profissionais competentes que mantenham a qualidade do atendimento, sem atropelos, conhecendo e respeitando os objetivos da empresa e dando lucro.

Existe um universo de indicadores de desempenho, esses indicadores podem medir as atividades da empresa. Alguns exemplos para te inspirar:

Em vendas: número de contratos assinados, número de renovações, quantidade de vendas no período, produtos mais vendidos, quantidade de produtos vendidos, quantidade de ligações feitas, tempo de cada ligação.

No financeiro: ponto de equilíbrio, fluxo de caixa previsto e real, inadimplência, lucratividade, prazos médios de recebimento e pagamento.

Em RH: investimento em treinamentos, rotatividade de pessoal, satisfação dos funcionários, tempo médio de contratação, vagas por tipos de cargos, produtividade por funcionário, tempo de empresa de seus colaboradores.

Marketing: leads qualificados, taxa de conversão, tráfego do site, indicadores de mídia social.

Entenda quais indicadores vão ajudar na gestão do seu negócio, esses indicadores devem estar ligados à estratégia que você planejou para sua empresa.

Conheça seu negócio, saiba onde quer chegar, trace objetivos e não deixe de medir seus resultados.

Serviço: Consultoria Empresarial

Karla Küster

Administradora de empresas, com especialização em Marketing, Gestão de Pessoas e Finanças. Experiência profissional de mais de 20 anos em instituições bancárias e empresas nacionais e multinacionais.

CEO e consultora na Credita CGE desde 2017.

www.creditacosultoria.com.br

(41) 9-9613-3063

Redes sociais: Instagram: @kkuster1

Facebook: @karla.kuster