Pular para o conteúdo

Descubra quais são os estilos de cerveja mais indicados para harmonizar com diferentes tipos de chocolate

Para quem quer aproveitar esse período e realizar em casa uma experiência gastronômica surpreendente, o mestre cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, lista algumas dicas

No dia 09 de abril é comemorada a Páscoa, um dos feriados mais importantes do calendário cristão, pois celebra a ressurreição de Cristo.

Símbolo da cultura ocidental durante as comemorações desta data, o chocolate tornou-se tão ou mais presente nas mesas quanto o bacalhau, pois é também trocado entre amigos, em forma de presente, como gesto de carinho. Uma iguaria tão especial necessita de uma bebida que esteja a sua altura, a realçar suas características e valorizar seu sabor e, para essa finalidade, nada melhor do que a cerveja certa.  

Para quem quer ter uma experiência gastronômica surpreendente e se iniciar no mundo das harmonizações com cerveja, o mestre cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, explica como harmonizar diferentes estilos de cerveja com chocolate, confira:

– Pale Ale 

Uma cerveja Pale Ale possui malte especial combinado com lúpulo selecionado, resultando em uma cerveja clara, com amargor leve e distinto. Na hora de harmonizar, o ideal é o chocolate ao leite, que é a versão mais cremosa e mais doce. O amargor do lúpulo quebra a gordura e o excesso de açúcar, limpando o paladar e deixando tanto o chocolate quanto a cerveja ainda mais saborosos. 

– Porter

 As Coffee Porters apresentam notas de café  e malte torrados, amargor leve e distinto sendo a pedida perfeita para acompanhar o chocolate meio amargo, trazendo equilíbrio ao paladar com um sabor refinado.

– Ale 

A cerveja do estilo Ale possui sabor e aroma frutado que resulta em uma bebida equilibrada. Na hora de harmonizar, a opção mais indica é o chocolate branco. A gordura desse chocolate pede cervejas mais refrescantes, com mais acidez e toques de frutas. A harmonização irá causar uma explosão no paladar: é como comer um chocolate recheado.

– Cacau Ale

Uma cerveja Cacau Ale apresenta nibs de cacau em sua composição – o que a confere um sabor mais seco com acidez na medida. O chocolate com nozes e frutas secas, devido à combinação de seus ingredientes extras, harmoniza muito bem com esse estilo, marcando presença e não se sobrepondo ao sabor do chocolate.

– Hops Escura

De sabor equilibrado e levemente adocicado, a cerveja Hops Escura combina com ovos de páscoa com nozes, biscoito ou castanha em sua composição. Devido ao processo de dry hopping (método de adição do lúpulo durante a fermentação da cerveja), é uma cerveja aromática com notas de caramelo, o que a torna perfeita para acompanhar esse tipo de chocolate. 

Sobre a Ashby

Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, Doutor em Física, apaixonado por cervejas, ingressou no curso de Mestre Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida, começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.

E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 90% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso, a Ashby, escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.

Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.