Pular para o conteúdo

Fones de ouvido: entenda os riscos para audição

Fonoaudiólogo do Hapvida NotreDame Intermédica explica como evitar a perda auditiva

A depender do tempo de uso, os fones de ouvido podem oferecer riscos à saúde, afetando a audição (Crédito: Banco de Imagem/Freepik)

Celulares, tablets e computadores são ferramentas indispensáveis no dia a dia. Junto com estes aparelhos vêm os fones de ouvido, que ajudam a melhorar a experiência, seja para acompanhar áudios e vídeos ou até mesmo para ligações.

Mas, a depender do tempo de uso, esses equipamentos podem oferecer riscos à saúde, afetando a audição. A atenção está também nos alertas da Organização Mundial da Saúde (OMS), que categoriza a surdez como um problema global.

De acordo com o fonoaudiólogo do Hapvida NotreDame Intermédica, Luck Santana, o sistema auditivo humano é formado por cóclea, tímpano e células ciliadas. E, quando expostas a altas intensidades, essas estruturas podem ser danificadas.

“Essas lesões, muitas vezes, podem ser irreversíveis. Isso pode causar a perda auditiva moderada, pelo uso de algum equipamento que esteja lesionando as mesmas”, explica ele.

Importância de fazer pausas

O profissional frisa, porém, que há formas de evitar riscos, sem precisar aposentar os fones de ouvido.

“Para que você conserve a sua audição sempre íntegra, é importante que, ao utilizar os fones, faça pausas relativamente longas, entre uma e duas horas. Além de usá-los em volume confortável à audição. Dessa forma, é possível manter o sistema auditivo íntegro e longe de lesões que possam causar qualquer perda auditiva”, conclui Santana.