Pular para o conteúdo

Itens de pesca: 13 acessórios que você precisa ter

Quer saber quais são os itens de pesca mais necessários para usar na pescaria? Confira a lista que preparamos para não faltar nada nesta aventura!

É muito comum, principalmente entre os iniciantes, terem dúvidas quanto aos acessórios de pesca que devem compor a mochila na hora de praticar a atividade. Por mais que reconhecer os mais importantes pareça uma tarefa difícil, ela é bem prática e, com o tempo, se torna natural.

Os itens de pesca variam de acordo com os locais onde as pessoas querem pescar seus peixes, afinal cada local pode demandar itens específicos, devido às necessidades e o tipo de pesca.

Entretanto, sempre há os acessórios indispensáveis para uma boa prática. Nesta seleção completa de artigos de pesca para profissionais, você vai encontrar acessórios que proporcionam muito mais precisão, de marcas especializadas e de ótima qualidade!

Para garantir um dia de pesca produtivo, reunimos essa lista com os acessórios mais importantes para a sua pescaria não faltar nada. Confira a seguir!

Vara de pesca

Dentre os principais itens que você pode levar, há diversas varas diferentes para este processo e você deve descobrir qual a mais adequada às suas necessidades. Existem modelos feitos de bambu, nylon, carbono e até metal. Os principais tipos de varas de pesca são:

  • Vara telescópica: leves e super resistentes;
  • Vara de pesca lisa: não tem passadores e são indicadas para uso em barrancos;
  • Vara de pesca com molinete: passadores maiores;
  • Vara de carretilha: passadores menores.

Claro, as varas têm suas diferenças na hora de iniciar o processo de pesca. Neste caso, você deve analisar onde tem a pretensão de pegar o peixe, se é em rio, mar, lago, etc. A definição do objeto possibilitará pescar a quantia desejada através da área escolhida.

  • Baitcasting: ocorre em uma pesca em barco com o uso de varas mais curtas;
  • Fly fishing: isca artificial com uma vara leve, longa e mais flexível. Ideal para a vara de fibra de carbono;
  • Surfcasting: pescaria na praia, feita na areia com a vara de bambu;
  • Pesca oceânica: pesca realizada em alto mar com varas pesadas e resistentes. A vara de carbono é a mais adequada.

É necessário conhecer cada uma das formas de pesca para implementar em sua rotina e não escolher a vara errada. É normal que pescadores iniciantes se confundam com os modelos, já que existem diversos no mercado, e cabe a você estudá-los antes de comprar.

Anzol

Da mesma maneira que você viu diversos modelos de itens de pesca para a vara, existem anzóis variados e cada um tem a sua função na hora de pegar um peixe pequeno, médio ou grande, de rio, mar ou oceano. Você deve escolher o correto a fim de não ter dores de cabeça e não permitir que o peixe fuja.

  • Wide Gap: formato mais fino e faz com que a isca sobreviva por um tempo maior;
  • Circle Hook: ecológico, a fisgada acontece no canto da boca do peixe;
  • Maruseigo: efeito na pesca, perfeito para uso de isca artificial ou natural;
  • Garateia: três anzóis na mesma haste;
  • Chinu: haste menor e curvatura alongada. Ideal para a pesca de tambaquis.

Estes são os principais tipos de anzóis que existem e você deve escolher aquele que combina com as suas intenções de pesca. Se você quer praticidade no processo, opte pelo wide gap.

Iscas para pesca

As iscas são objetos fundamentais para dar início ao processo de pescaria porque é através delas que os peixes são pegos. Elas os atraem devido à forma e cor e, por se tratarem de predadores naturais, por exemplo, de camarões, são atraídos com muita facilidade.

É recomendável manter uma quantia fixa em sua maleta para usar em todos os tipos de momentos. Hoje em dia, existem desde os tamanhos pequenos, até os médios e grandes, onde cada um oferece vantagens na pesca.

  • Pequeno: 20 (tamanho menor) ao 1;
  • Médio: de 1 a 5;
  • Grande: 6 a 10.

Se você quiser pescar um peixe grande, a recomendação é escolher entre os tamanhos a partir de 7, dependendo dos tipos de peixes que estão no rio ou mar. Por isso, é importante conhecer bem a região para não errar.

Boia

As boias são fundamentais, responsáveis por tornar a pescaria organizada e prática. Elas ajudam a manter a isca estável na água e impedem que ela afunde, portanto, são indispensáveis na hora de pescar.

Se você gosta de pescaria noturna, a recomendação é optar por boias luminosas, que têm uma fluorescência que ajuda a enxergar. É por isso que existem muitos pescadores que atuam mais à noite do que durante o dia, devido às características da água ou da espécie que se espera capturar.

Linha

As linhas são responsáveis por ajudar a escolher a vara certa, o anzol e a boia sem dificuldades. É por meio delas que se define o tipo de peixe a ser pescado, pois existem linhas mais leves e outras mais robustas, ideais para as espécies maiores.

  • Monofilamento: flexível, não quebra facilmente, ótimo custo-benefício;
  • Multifilamento: trançada com até 8 fios, não se estraga ao ser puxada.
  • Fluorcarboneto: ideal para pescas de fundo, mais sensível.

Cada uma das linhas tem seus próprios benefícios e permite que o pescador não tenha problemas na hora de puxar o peixe da água. Por isso, é importante conhecer bem cada uma para fazer a escolha certa.

Garra

As garras ajudam a ter um maior controle na hora de segurar os peixes. É um dos acessórios de segurança para pesca que devem estar na sua maleta para evitar que você coloque a mão diretamente no animal e corra o risco de se machucar.

Além disso, existem determinadas garras que possuem uma balança que auxilia a pesar o peixe. Este é um tipo de prática ideal tanto para quem tem a intenção de comercializá-los quanto para estudá-los e posteriormente devolvê-los ao habitat.

Carretilha e molinete

É um dos objetos para pesca mais necessários ao pescador, portanto, a carretilha não fica retorcida e é ideal para um lançamento mais longo. Porém, é necessário cuidado e atenção na hora de lançar, caso você não tenha muita experiência, a fim de evitar que fique presa no cabelo.

A respeito do molinete, a escolha é feita quase que de forma unânime pelos pescadores. É possível enrolar, puxar e lançá-la com mais facilidade e sem complicações neste processo. Apresenta facilidade até mesmo na hora de tirar o peixe da água e colocá-lo dentro da caixa térmica.

Alicate

O alicate é um dos itens de pesca que auxilia na remoção da isca presa na boca do peixe. No entanto, você também consegue mexer com linhas ou aço, que são materiais mais fortes e podem ferir a mão, caso entre em contato direto.

Escolha os estilos de bicos multiuso, que ajudam a dobrar objetos um pouco mais fortes e o bico faz a abertura de argolas a fim de realizar a troca dos anzóis artificiais. Muitos são difíceis de abrir e este é um instrumento perfeito para esse trabalho.

Maleta

A maleta não pode faltar em qualquer pescaria porque é através dela que todos os seus itens são guardados. Ela precisa estar organizada e com tudo o que é necessário para iniciar a sua pescaria sem dificuldades.

Há muitos modelos que possuem divisórias, responsáveis por facilitar o trabalho e evitar que vire uma verdadeira bagunça em seu interior. As maletas são versáteis e você não corre o risco de perder nenhum tipo de objeto ao sair de barco quando for pescar.

Passaguá

O coador é responsável por facilitar a pegada de peixes que estejam próximos do barco ou da margem do rio. No entanto, para utilizá-lo na pesca, é necessário entender os tipos de peixes que frequentam o local para fazer a compra certa.

É com o passaguá que você retira do interior da água o peixe ao invés de se debruçar no barco, esticar o braço e conseguir pegá-lo. Pode ser que o animal escape e você o perca de vista, portanto, a recomendação é investir no puçá.

Caixa Térmica

Se você tem iscas naturais e pescou muitos peixes durante o dia inteiro, é essencial ter ao seu lado a caixa térmica para guardá-los. Esta é uma organização essencial que, junto da maleta, se tornam eficazes na hora da pesca e não correm o risco de perder as capturas por descuido.

Além disso, saiba que ela precisa ter compartimentos separados para os peixes e para as suas iscas. Minhocas ou camarões devem estar em um pote fechado para não ficarem misturados com o que for colocado no interior da caixa.

Vestimentas e acessórios específicos

Pescar exige que você tenha determinadas vestimentas e acessórios para pesca que não podem faltar. Não frequente o local de calça jeans, sapatênis e uma camisa polo porque não são vestes adequadas.

  • Camisetas abertas;
  • Bermuda;
  • Luvas;
  • Calçados próprios de pescaria;
  • Boné;
  • Chapéu.

Cada um dos itens possibilita que você não tenha dificuldade ao ficar fora de casa o dia inteiro. Não esqueça que roupas confortáveis permitem que a mobilidade seja feita com maior facilidade, sem dificuldades ou incômodos.

Protetor solar

O protetor solar é responsável por manter a pele segura contra os raios solares e evitar a aparição de doenças. Por mais que o verão tenha terminado, o ideal é investir mais no produto e passar tanto pelo rosto quanto pelos braços e pernas.

Estes são os principais objetos que não podem faltar em uma pescaria e, se antes você não tinha certeza sobre quais poderiam ser, agora conhece os seus nomes, utilidades e quais os mais recomendados para um dia inteiro reservado para essa prática. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!