Pular para o conteúdo

Especialista em Alta Performance e Inteligência Emocional ensina os rituais matinais que ajudam a ter um dia mais produtivo

Os noventa minutos iniciais do dia irão facilitar ou complicar as doze horas seguintes. As pessoas são engolidas por rotinas que não são delas e acabam se sobrecarregando, gerando exaustão

Estudos mostram que as primeiras horas do dia ditarão a produtividade do restante dele. Se as pessoas o começam reféns do sofá, há grandes chances dele terminar com aquela sensação de “não fiz quase nada”.

Ao acordar, e agora? Tanta coisa por fazer, por onde começar? Esse é um questionamento que atinge a maioria das pessoas no planeta.

Sem agenda para si, as pessoas acabam sendo engolidas por demandas que não são delas (como compromissos de filhos, companheiros, vizinhos, colegas de trabalho e por aí vai). “Quem não tem agenda, acaba virando a dos outros. Tenho certeza de que nesse exato momento, você se identificou, porque se sente exausta(o) com a sensação de que se doa demais para terceiros e nem tanto para você”, detalha Tatiana Pêgo.

Mais um dia, e a lista de coisas que precisam ser feitas sempre são adiadas para o famoso “amanhã eu faço”, mas a verdade, é que ele nunca chega. Ansiedade fica a mil, cabeça a milhão, e esta é a fórmula perfeita para a exaustão.

Tatiana Pêgo, palestrante e especialista em psicologia positiva, alta performance, inteligência emocional e análise comportamental, dá cinco rituais matinais para tornar o dia mais produtivo. “Se você ganha a sua manhã, ganha o seu dia também, vou mostrar como dá para melhorar este quesito da vida com simples passos e comportamentos”, comenta a palestrante.

Os noventa minutos iniciais do dia irão facilitar ou complicar as doze horas seguintes. Confira abaixo como melhorar a performance com atitudes simples:

Primeiro passo: Ação

Comece o dia arrumando a sua cama. Aqui eu vou citar o  lendário discurso do Almirante Willian McRaven, que foi chefe do comandante de operações Conjuntas da Marinha responsável pelas buscas a Osama Bin Laden:

Se você arrumar sua cama todas as manhãs terá cumprido a primeira tarefa do dia. Isso lhe dará um sentimento de orgulho e a incentivará a realizar outra tarefa, e outra, e outra. No final do dia aquela atitude terá se transformado em muitas tarefas concluídas. Arrumar a cama também reforçará o fato de que pequenas coisas na vida têm sua importância.” – trecho retirado do livro arrume a sua cama – William H. McRaven.

Portanto, não subestime o pouco, o simples. Não importa o quanto seu dia tenha sido pesado, comece-o arrumando a sua cama, afinal de contas, ao final do dia você se deparará novamente com algo que conseguiu realizar.

Segundo passo: Conhecimento

Dedique 10 minutos para aprender algo, se capacitar. Aqui, a ideia é colocar o seu cérebro para despertar com a prática de atenção plena, válido também para a prática de meditação.

Terceiro passo:  Água e Ritual

Beba um copo de água para despertar e oxigenar seu corpo. Em seguida, vá preparar e/ou curtir o seu café da manhã. Se dedicar e contemplar o momento relax de não fazer nada do que cuidar de si é mágico. Aqui o foco é o ritual “onde tem ritual, não tem ansiedade!”. Apaixone-se por ele, pois seus benefícios são muito positivos. Vivemos na era onde o resultado é o mais importante e o processo, o caminho percorrido, é negligenciado.

Quarto passo: Diário da Gratidão 

O ato pode ser feito mentalmente. A ideia é colocar atenção em coisas positivas que aconteceram recentemente. Responda: três coisas pelas quais você é grato na sua vida e mais três coisas incríveis que aconteceram no dia anterior. A prática força você, que geralmente vive com a cabeça no futuro, a pensar sobre o que verdadeiramente tem no presente, aquilo que conquistou.

Quinto passo: Prioridades

Elencar a prioridade do seu dia. Quando acabar o dia, analisar quais são as três coisas que precisam de fato acontecer (vale focar em no máximo três)? Não se pode priorizar algo, se não há clareza. Aqui, você vai colocar o elefante no meio da sala, e analisar o que realmente é importante focar. Como devo me concentrar e executar após decidir isso?

Muitas vezes, a rotina que está escrita no papel é muito longa, mas na realidade, na prática, muitas vezes duram cerca de 30 minutos do dia. É claro, que há vezes, a vida interfere e temos que lidar com imprevistos ou emergências. Assim como waze, recalculo a rota e faço as rotinas possíveis, sempre priorizando o que já foi destacado. Mas, o mais importante é ter a consciência que é sempre possível liquidar pelo menos um deles. Se fizer três ou mais, a probabilidade de ter um dia de sucesso será maior.

”A procrastinação, e a dificuldade em colocar as metas simples do dia em prática, são umas das maiores dificuldades dos meus mentorados. Mas na verdade, basta fazer esses cinco passos inicialmente, e depois isto se torna um hábito que faz muito bem  a alma e a vida. O cotidiano precisa ser cada vez mais analisado e tratado com cuidado, senão a vida se torna automática e o tempo vai passando, e isso, nada mais é, que desperdiçar o aprendizado de viver um dia de cada vez. E o melhor, feliz. Podem me contar o que acharam lá no meu instagram, vai ser um prazer ouvir cada leitor”, finaliza Tatiana Pêgo.

Instagram: @tatipego

Linkedin: Tatiana Pêgo