Pular para o conteúdo

15 dicas para estudar corretamente (e se sair bem em qualquer prova)

Na preparação de muitos exames e concursos, estudar bastante não é o suficiente. É preciso fazê-lo do jeito certo

Independentemente do nível de educação em que um estudante se encontre, uma prova difícil será sempre uma prova difícil. E provas difíceis – sejam vestibulares, concursos públicos, provas do Enem ou exames da OAB – exigem dedicação por parte de quem terá de redigir as respostas dissertativas, escolher as opções corretas em questões de múltipla escolha – ou todas as alternativas acima (como diria a opção “e” de muitas dessas questões). Em provas e exames seletivos, geralmente com altos índices de concorrência, o esforço requerido é ainda maior.

Por isso, não basta apenas estudar – e muito. É preciso estudar da maneira correta, conforme orienta o professor Paulo Jubilut, CEO e fundador da plataforma de educação Aprova Total, especializado na preparação de alunos para o Enem e vestibulares. “Você tem de se olhar como um atleta de elite. Você precisa se olhar como um atleta intelectual. O teu cérebro tem de estar bem para que você possa estudar e obter os melhores resultados. Se o teu cérebro não está legal, não tem como você obter uma boa nota no vestibular ou uma boa pontuação no Enem”, explica Jubilut.

Segundo ele, o estudante precisa “se ver como um estudante profissional, mas acima de tudo um atleta intelectual”, porque vai precisar ter uma série de rotinas duras e desgastantes. “O atleta faz isso. Ele se prepara para ganhar a medalha de ouro, se prepara para ser o campeão”, diz Jubilut. “E você também precisa se olhar desta maneira. Você tem de estar disposto a pagar o preço. Um atleta dorme cedo, acorda cedo, treina muito.”

O especialista, porém, ressalva que os estudantes precisam saber dosar as horas de estudo, para que o grau de aprendizado não seja prejudicado pelo cansaço mental. “Acho uma loucura quem faz oito ou 10 horas de estudo. Não dá. O cérebro não aguenta”, comenta Jubilut. “Você passa a ser uma pessoa que só estuda o dia todo, mas não consegue guardar quase nada. E acaba não tendo sucesso no vestibular.”

A seguir, confira 15 dicas do professor para quem se prepara para uma prova difícil:

  1. Faça um planejamento: tenha um cronograma de estudos e revise periodicamente para garantir que está cumprindo seus objetivos. Estabeleça metas diárias, semanais e mensais de acordo com as suas necessidades e dificuldades.
  1. Organize seu tempo: é importante ter uma rotina bem estruturada de estudos, dedicando tempo suficiente a cada disciplina ou assunto e evitando distrações que possam afetar o seu rendimento.
  1. Utilize diferentes recursos de aprendizagem: leia livros, assista aulas online, faça exercícios e resumos, participe de fóruns de discussão e tire suas dúvidas com professores ou colegas.
  1. Descubra e construa seu próprio caminho: nosso cérebro tem maneiras diferentes de absorver informações –escutar, repetir em voz alta, ler. Mas uma forma inteligente de participar ativamente da construção do seu conhecimento é anotando o mais importante.
  1. Discuta com os amigos ou colegas o que foi abordado nas aulas ou aquilo que estudou sozinho. Dessa forma, é possível identificar o que está dando certo na rotina de cada um. Isso vale para quem estuda sozinho em casa. Há cursinhos online que oferecem espaços, como fóruns, salas de estudo, comunidade tira-dúvidas, monitoria ao vivo, para a interação dos estudantes. Trocar conhecimentos e impressões ajuda a solidificar os aprendizados.
  1. Cuide do sono: dormir é essencial para a construção de memória de longo prazo – é neste momento que o cérebro conecta as informações e fixa a matéria estudada!
  1. Seja disciplinado: a disciplina é fundamental para o sucesso nos estudos. Evite procrastinar e mantenha-se firme em sua rotina de estudos, mesmo nos momentos em que não estiver com vontade.
  1. Não compare seu início com o meio de ninguém: crie metas de desempenho para avaliar sua própria evolução semana a semana. Já ouviu falar em indicadores de performance (KPIs)? Veja algumas sugestões:
  • Número de videoaulas estudadas durante a semana
  • Número de exercícios resolvidos
  • Número de dias seguidos de estudo
  • Número de simulados completos
  • Número de redações feitas
  1. Tenha certeza de que essa é a sua paixão: se você não estiver realmente apaixonado pela ideia de cursar determinada faculdade ou atuar em certa profissão, não vai existir força, motivação e disciplina para estudar. Portanto, pergunte a si mesmo(a): é essa a minha paixão? Não dá para focar apenas em retorno financeiro. Deixe de romantizar a profissão sonhada. Busque informações sobre ela.
  1. Mantenha-se motivado: tenha em mente seus objetivos e os motivos pelos quais quer ingressar em uma faculdade. Isso pode ajudar a manter o foco e a persistência nos estudos.
  1. Foque em exercícios: faça muitos exercícios e simulados para entender como as questões são formuladas e ganhar mais confiança no dia da prova.
  1. Descanse o suficiente: é importante ter boas noites de sono e evitar estudar por longas horas seguidas sem descanso. Descansar ajuda a fixar melhor as informações.
  1. Cuide da sua alimentação: ter uma alimentação saudável é fundamental para manter a energia e a concentração durante os estudos.
  1. Identifique suas dificuldades: descubra quais são os seus pontos mais fracos e foque neles, dedicando mais tempo e esforço para superá-los.
  1. Esteja confiante: acredite em si mesmo e tenha confiança no seu potencial. A confiança é fundamental para enfrentar o desafio com mais segurança e tranquilidade. Tenha cuidado com o pensamento “E se eu não passar”: foque apenas em fazer o seu melhor, dia após dia.