Pular para o conteúdo

Obstrução da via lacrimal: saiba quando identificar e tratar o problema

O canal lacrimal faz parte de uma delicada e complexa estrutura que compõe o olho humano. Atuando como uma espécie de duto, esse sistema liga a superfície ocular com o nariz, realizando a drenagem da maior parte do líquido lacrimal dos olhos para a área interna nasal. No entanto, o canal pode ter sua passagem obstruída, causando alguns desconfortos.

Segundo Cícero Narciso, médico oftalmologista do Núcleo de Oftalmologia, essa situação é mais recorrente entre recém-nascidos e crianças de até 3 anos, podendo acarretar também pessoas adultas, especialmente na casa dos 50 anos.

“Não existe uma concordância sobre as causas da obstrução, pois ela pode acontecer de forma adquirida, em pessoas adultas, ou congênitas, pré-nascimento”, complementa o médico.

Dentre os sintomas da obstrução, o médico elenca os principais e mais observados nesses casos. “Você pode começar tendo um lacrimejamento excessivo, ou epífora como é classificado na medicina ocular. Em seguida, o quadro pode evoluir para uma secreção, “olho húmido”, visão borrada ou turva, irritação ocular, olhos grudados ao acordar, infecções regulares do saco lacrimal e até desenvolver um pequeno relevo perto do nariz”, discorre.

O tratamento para a causa, ocorre conforme o quadro de cada paciente. Cícero aponta que em recém-nascidos com obstrução congênita, por exemplo, o problema tende a se resolver de forma espontânea ou com massagem, no caso de crianças com até 1 ano de idade, para maiores é indicado a sondagem cirúrgica do canal lacrimal.

“Já no caso de adultos,  o tratamento depende da localização e/ou causa da obstrução da via lacrimal, podendo serem realizadas soluções como punctoplastia, Dacriocistorinostomia ou Conjuntivo-dacriocistorinostomia”, conclui.

Sobre o Núcleo de Oftalmologia

O Núcleo de Oftalmologia, novo em sua estrutura física, traz em sua bagagem a experiência e a confiabilidade de seus profissionais. Localizado na Torre Saúde do Complexo OTO Santos Dumont, é credenciado por seu corpo clínico com sólida formação em centros de ensino de referência nacional e internacional. Em apoio ao grupo técnico-científico, o Núcleo de Oftalmologia conta com equipamentos de última geração para prevenção, auxílio diagnóstico e tratamento, usando a tecnologia em prol das reais necessidades de seus pacientes.