Pular para o conteúdo

Ribeirão Rodeo Music reunirá mais de 300 competidores e prêmios internacionais 

Provas esportivas estão divididas em cinco modalidades na edição 2023. Ranch sorting retorna na programação

A 17ª edição do Ribeirão Rodeo Music promete levar uma disputa acirrada e muita emoção para dentro da arena. Na programação esportiva, o rodeio vai reunir mais de 300 competidores e uma premiação de quase R$ 150 mil. Entre os destaques estão as montarias em touro, que além do prêmio em dinheiro dará ao campeão uma vaga na final da LNR (Liga Nacional de Rodeio) em Barretos e nas semifinais do The American Rodeo, realizado no Texas, Estados Unidos, considerado o rodeio mais rico do mundo.

As provas esportivas do RRM serão realizadas amanhã (20), sábado (22) e nos próximos dias 29 e 30 de abril, no Parque Permanente de Exposições, em Ribeirão Preto, e receberão atletas de oito estados brasileiros para competir em cinco modalidades. Além dos tradicionais rodeios em touros e cutiano, o Ribeirão Rodeio Music terá provas de três tambores, team penning e ranch sorting, que retorna ao cronograma após quatro anos. A modalidade é praticada em dupla e consiste na apartação de gado no menor tempo, com o critério de ordenar dez cabeças de acordo com a indicação numérica do locutor.

“O Ribeirão Rodeo Music traz o que há de melhor no mundo do rodeio, com os melhores competidores de cada modalidade, entre eles vários campeões de Barretos e dos maiores rodeios do Brasil”, ressalta Matheus Calil, um dos organizadores do RRM.

Programação

A programação esportiva começa amanhã (20) com montarias pela Seleção Brasileira de Cutiano. Antes, o Ribeirão Rodeo Music realizará uma abertura com o resgate da cultura sertaneja com a presença de comitivas de Queima do Alho, carros de boi, mulas traiadas e berranteiros. “Queremos mostrar ao público a verdadeira cultura do estradão boiadeiro”, adiantou Calil.

No sábado (22), estão programadas provas de team penning e a sequência das montarias cutiano. As competições retornam no dia 29, com o ranch sorting e as primeiras montarias em touro pela Liga Nacional de Rodeio. Já a noite do dia 30 será dedicada para as provas de três tambores e a final das montarias em touro.

“Teremos 25 competidores nas montarias em touro, divididos em cinco times iguais que somarão pontos nos dois dias de provas. O time que somar mais pontos será declarado campeão”, explica o presidente da Liga Nacional de Rodeio, Marcos Abud, que completa. “O primeiro colocado de cada time disputará a final do rodeio individual no dia 30, que definirá o campeão e o vice, que irão para Barretos e para o The American, em março de 2024”.

No The American Rodeo, realizado no Texas, Estados Unidos, o vencedor do Ribeirão Rodeo Music estará classificado automaticamente para as semifinais, ficando apenas cinco montarias para ganhar o prêmio milionário de 1 milhão de dólares oferecido pela competição internacional.

“RRM é um dos rodeios mais importantes para a LNR, tanto que, em um novo acordo com a Teton Raid, donos do The American, incluímos o rodeio de Ribeirão com uma vaga direta para a semifinal desse que é o rodeio mais rico de um dia só. Vagas essas que eram só dadas no rodeio de Barretos”, destacou o presidente da Liga.

Mais premiação internacional

O vice-campeão das montarias em touros do Ribeirão Rodeo Music também terá a chance de fazer uma viagem internacional para agregar na carreira. A Liga Nacional de Rodeio concederá, ainda em 2023, a ida para um treinamento específico em Nova Iorque (EUA), por meio do projeto “Development Program”, para participar do maior campeonato de rodeio do mundo, promovido pela PRCA – Professional Rodeo Cowboys Association.

Shows e estrutura

O Ribeirão Rodeo Music reunirá, na programação artística, nomes como Jorge & Mateus, Clayton & Romário, Henrique & Juliano, Zé Neto & Cristiano, Maiara & Maraisa e Ana Castela. Com novidades em infraestrutura, o palco será o maior de toda a história do evento com 60 metros quadrados de frente e mais de 560 metros quadrados de led. O evento contará ainda com um novo layout, incluindo uma maior área de arena, praça de alimentação reformulada e um novo setor open bar para o público.