Pular para o conteúdo

Viagens longas podem prejudicar saúde das pernas

Médico especialista explica os cuidados necessários para evitar a trombose

O ano de 2023 está sendo marcado pelo grande número de feriados prolongados, e é comum que os brasileiros façam viagens nesses períodos de folga. Com isso, diversas pessoas pegam estrada ou o avião para curtir o descanso longe de casa. O problema é que esse momento também pode se tornar um vilão quando negligenciado. O longo período na mesma posição dentro de veículos é um risco para a saúde das pernas. Entre eles, a trombose, problema que pode acometer pessoas que passam muito tempo sentadas ou possuem hábitos inadequados para a saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, a cada mil brasileiros, 2 desenvolvem os sintomas mais leves da Trombose Venosa Profunda (TVP). Enquanto isso, de acordo com a Sociedade Internacional de Hemostasia e Trombose, cerca de 1 milhão de pessoas morrem todos os anos devido ao grau mais elevado do problema, conhecido como embolia.

Guilherme Jonas, angiologista e cirurgião vascular, explica que o melhor caminho para se prevenir é através de hábitos saudáveis e vida longe do sedentarismo. “Bons hábitos alimentares e exercícios físicos salvam vidas. Estes são os principais aliados na prevenção de muitas doenças, entre elas, todos os transtornos ligados à saúde vascular”, destaca.

Como evitar a trombose

A principal causa da trombose é a falta de movimento. “Ficar parado por muito tempo faz com que o sangue não circule da maneira correta. Isso produz coágulos nas maiores veias da perna, conhecidos como trombos e causam dor e inchaço na região, podendo interferir no movimento das pernas e prejudicar, consideravelmente, a qualidade de vida do paciente”, ressalta Guilherme.

Exatamente por ser um período em que as pessoas ficam muito tempo paradas na mesma posição e em locais difíceis de mexer as pernas, como o assento de aviões, carros e etc, as férias é o momento em que mais surgem casos de trombose. “A melhor forma de prevenir esse problema é com exercícios. Mesmo dentro do carro ou em outro veículo, faça o movimento de levantar e descer os pés a cada 20 minutos. Se possível, tente levantar um pouco. Caso esteja no avião, e se estiver viajando de carro ou ônibus, aproveite as paradas para se exercitar e fazer alongamentos”, indica o médico.

Além disso, caso tenha algum problema circulatório ou se notar algum sintoma anormal, não deixe de ir ao especialista. “Hoje, há vários tratamentos para tais doenças e complicações, e o diagnóstico precoce é fundamental, não deixe de ir ao angiologista, ele poderá te auxiliar de acordo com seu caso”, finaliza o angiologista.

Fonte: Guilherme Jonas, médico angiologista e cirurgião vascular, especialista em cirurgia vascular pela SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular). CRMMG 44020, RQE 28561, 37143. Diretor técnico da clínica Angiomais em Belo Horizonte MG.