Pular para o conteúdo

Descubra qual copo ou taça é ideal para cada tipo de drinque

Escolha do recipiente correto permite a valorização do sabor e das características de cada bebida

Atualmente, quem é um bom apreciador de diferentes tipos de bebidas se depara com uma variedade de tipos de copos. É possível encontrar peças mais alongadas, para doses, achatadas ou com alça, sendo que cada formato foi idealizado para servir corretamente um tipo específico de bebida. Conhecida pela sua ampla cartela de drinques, chopes e cachaças, a Água Doce Sabores do Brasil é especialista no serviço de coquetelaria. Para ajudar quem quer aprender a utilidade de cada um deles, com base em diversos tipos de bebidas em casa, Wesley Gazzoni, mixologista da Água Doce, ensina quais copos são os indicados para determinados drinques.

Copo de cachaça

A Água Doce é conhecida pela sua variedade de rótulos de cachaças. Dito isso, a indicação para consumir os destilados seriam os copos de cachaça. Muitos podem confundir os copos desta bebida com os de shot, que em português significa tiro ou chute, indicado para classificar o consumo do líquido em um só gole. A experiência é a mesma, porém o que diferencia um do outro é o formato do copo, sendo que o de cachaça é reconhecido por ser uma miniatura do famoso copo americano, e de shot, uma versão pequena do long drinque, ambos com 60ml.

Copo On the Rocks

Apesar do nome diferente, este copo é muito tradicional para o consumo de whisky. Com a boca larga, baixo e sem alça, esse item é indicado para servir bebidas que geralmente levam gelo. Não exclusivo do whisky, o copo também é indicado para drinques com frutas e outros ingredientes, como as caipirinhas.

Taça Coupette

A taça em um formato de boca larga foi muito famosa quando era usada para servir champagne na corte Francesa. Naquela época tinha-se o hábito de molhar biscoito no champagne, por isso ficou conhecida também como taça “Biscoito”. Atualmente, é usada para servir drinques sem gelo de consumo rápido.

Taça Margarita

Este modelo foi desenvolvido exclusivamente para servir um drinque tipicamente mexicano de mesmo nome que deu origem ao nome da taça “Margarita”. Com um formato de boca larga e o bojo dividido em duas partes, um mais largo e outro estreito, a taça também possui uma haste longa para evitar o contato da mão com o drinque, fazendo a bebida permanecer gelada por mais tempo.

Taça Copa Balon

Também conhecida como taça de Gin, a taça ganhou notoriedade entre os brasileiros recentemente. Parecida com uma taça de vinho, o item possui uma boca larga e um bojo espaçoso, onde permite que os ingredientes tenham bastante espaço para a harmonização de aromas. Além disso, a taça conta com uma haste longa, que impede o drinque de esquentar mais rápido após o contato com a mão do consumidor.

Taça Tulipa

O modelo é muito conhecido dos apreciadores de cervejas pilsen, uma das mais consumidas no mundo. Com um formato alongado, de base e bordas levemente estreitas, o copo é frequentemente confundido com o modelo lager. A taça permite a visualização e apreciação da bebida e favorece a formação da espuma em proporção ideal para consumo.

“Cada bebida tem um copo ideal que permite evidenciar ao máximo as características da bebida e do drinque. Sendo servido em um recipiente correto, a bebida será valorizada, além de permitir uma apresentação adequada, de acordo com o perfil do líquido. Como somos conhecidos por servir diferentes tipos de whisky, gin, cachaças e cervejas, nos preocupamos em oferecer ao cliente a melhor experiência ao consumir suas bebidas preferidas”, comenta Wesley Gazzoni.

 

Sobre a Água Doce:

Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das versões vegetarianas de palmito e alho-poró. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são 80 unidades em sete estados. Além do conceito de restaurante completo, a rede lançou dois modelos enxutos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio mais enxuto e foco em almoço e happy hour, além do tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away.