Pular para o conteúdo

Consequências de não tratar o bruxismo: Descubra os sintomas e tratamentos

O bruxismo é um problema de saúde bucal que afeta muitas pessoas em todo o mundo. É caracterizado por uma atividade repetitiva dos músculos da mastigação que pode ocorrer durante o sono ou durante o dia, mediado pelo sistema nervoso central. O bruxismo pode estar associado a diversos fatores, como eventos de apneia do sono, refluxo gastroesofágico, uso de medicamentos e ansiedade.

A cirurgiã-dentista, especialista em odontologia do sono e disfunção temporomandibular, Dra. Bruna Conde, explica que as pessoas que sofrem de bruxismo frequentemente apertam os dentes, rangem os dentes, projetam a mandíbula e tensionam a musculatura mandibular. Essas atividades podem causar uma série de problemas de saúde bucal, incluindo facetas de desgaste, atrito dentário, erosão dentária, trauma dentário, trincas e fraturas dentárias, presença de torus mandibular (proeminência óssea crescente), língua edentada, linha alba na mucosa e fadiga muscular, entre outras.

Se você sofre de bruxismo, é importante procurar um dentista capacitado em odontologia do sono e especialista em DTM (disfunção temporomandibular) e dor orofacial. Esses profissionais têm o conhecimento e as habilidades necessárias para ajudá-lo a lidar com o bruxismo e prevenir as consequências clínicas que ele pode causar.

A odontologia do sono se concentra no diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono, como o bruxismo. Os profissionais dessa área podem ajudar a identificar as causas subjacentes do bruxismo e trabalhar com você para desenvolver um plano de tratamento personalizado que atenda às suas necessidades individuais.

“Um tratamento comum para o bruxismo é o uso de um dispositivo de proteção bucal, como uma placa para mordida. Esses dispositivos ajudam a proteger os dentes do desgaste e do trauma causados pelo bruxismo. Além disso, existem outras técnicas que podem ser usadas para ajudar a aliviar os sintomas do bruxismo, como fisioterapia, terapia cognitivo-comportamental e medicação orientada por um profissional.” comenta a Dra. Bruna Conde.

É importante lembrar que o bruxismo pode ter um impacto significativo em sua qualidade de vida, afetando sua capacidade de dormir bem e causando dor e desconforto na mandíbula, cabeça e pescoço ao longo do dia. Portanto, se você suspeitar que sofre de bruxismo, não hesite em procurar um dentista capacitado em odontologia do sono e especialista em DTM e dor orofacial para obter ajuda.

“Se você sofre de bruxismo, é importante procurar um dentista capacitado em odontologia do sono e especialista em DTM e dor orofacial para obter ajuda. Com o tratamento adequado, você pode aliviar os sintomas do bruxismo e prevenir as consequências clínicas que ele pode causar. Não deixe esse comportamento gerar essas consequências, cuide da sua saúde bucal e procure ajuda profissional.” Finaliza a Dra. Bruna Conde.

Mais Sobre Bruna Conde:

Dra Bruna Conde – Dentista Antenada- Cirurgiã Dentista – CRO SP 102038

“Sou uma dentista antenada e busco estar ligada em tudo o que faz bem para a nossa saúde.”

Há mais de 10 anos de formada, mais de 7000 sorrisos realizados, Dra. Bruna Conde é especialista e em frequente atualização. Realiza pessoalmente todos os tratamentos listados em seu consultório através de protocolos baseados em evidência clínica e científica através do largo convívio social de pacientes, mestres renomados e profissionais da área da saúde que visam o tratamento multidisciplinar. Conhecida por ter uma postura humana, detalhista, visão do paciente como um todo, acolhedora com humor e risada única.