Pular para o conteúdo

Cirurgia Robótica para Hiperplasia Prostática Benigna reduz riscos de sequelas

Problema afeta a qualidade de vida dos homens por causar transtornos urinários 

Pelo menos 50% dos homens entre 51 e 60 anos de idade e mais de 90% acima de 80 anos sofrem com a Hiperplasia Prostática Benigna. Além da idade, alterações hormonais, história familiar, obesidade e estilo de vida sedentário contribuem para o crescimento da próstata. Esta glândula é responsável por parte da produção do sêmen.

O crescimento da próstata pode causar urgência para urinar, gotejamento pós-miccional, incontinência urinária, esvaziamento incompleto da bexiga, aumento da frequência urinária e dor. Se o paciente não procura atendimento, o quadro pode se agravar com piora do funcionamento da bexiga ou até dos rins, infecções urinárias e prostatites recorrentes, além de formação de pedras na bexiga.

Diagnóstico: o exame de toque permite uma análise preliminar, porém são necessários exames complementares de imagem ( ultrassonografia ou ressonância magnética), exames de sangue (creatinina, PSA) e exame de urina.

Quando os sintomas incomodam, o tratamento costuma ser medicamentoso. Porém, 10% dos pacientes vão precisar de cirurgia para resolver o problema por causa do agravamento dos sintomas. Em próstatas volumosas, com mais de 100 gramas, a cirurgia robótica tem sido muito utilizada porque oferece menos riscos de sequelas. “A precisão do procedimento consegue preservar melhor as estruturas no entorno da glândula, anulando as chances de incontinência urinária e disfunção sexual”, explica o urologista Marcos Dall´Oglio.

Congresso Americano do Urologia, realizado no fim de abril, divulgou um estudo apontando que a cirurgia é uma boa indicação para pacientes que levantam 3 vezes ou mais à noite para urinar. Cada vez que o homem levanta a noite aumenta  em 4% o risco de morte por quedas e outros traumas que podem levar a hospitalização prolongada e complicações. A cirurgia tem o benefício de reduzir as micções noturnas em 50-70%, por este motivo, uma importante indicação, segundo o cirurgião que acaba de retornar do evento ocorrido em Chicago (EUA).

Conheça mais sobre o Dr. Marcos Dall´Oglio:

  • Especialista em Oncologia Urológica
  • Membro Associações Americana e Europeia de Urologia
  • Treinamento em Cirurgia Robótica na Harvard Medical School
  • Professor da USP
  • Professor de cirurgia robótica urológica na Santa Casa de Porto Alegre
  • https://drmarcosdalloglio.com.br/