Pular para o conteúdo

Domando os fios: fatores que podem levar à queda de cabelo

Por Shalisa Boso

Cabelo é a moldura do rosto. Por entenderem esse papel de destaque, felizmente hoje tanto as mulheres quanto os homens se preocupam com a saúde das madeixas. É normal perder entre 50 e 100 fios por dia, mas, quando a perda é excessiva, o sinal é de alerta. Ninguém irá ficar contando quanto tem na escova, mas é preciso se atentar algumas coisas:

  • Genética: a calvície é uma condição genética que não afeta só os homens, mas eles são maioria.
  • Alimentação saudável: anemia e falta de ferro são as principais causas de queda de cabelo. Hábitos alimentares inadequados e dietas restritivas demais podem piorar essa situação. Por isso, recomenda-se uma alimentação rica em ferro, com carne vermelha, couve, feijão, castanhas, além de ovo, rico em biotina e aveia, que tem alta concentração de silício.
  • Problemas de saúde: doenças inflamatórias como a alopecia, em que os fios caem em determinada área, dermatites seborreicas, que causam descamações e vermelhidão, ou patologias relacionadas à tireoide, como alterações nos hormônios T3 e T4, que regulam o metabolismo.
  • Maus hábitos como puxar a raiz ao prender o cabelo, usar condicionador ou leave-in no couro cabeludo, dormir com o cabelo molhado, exagerar em produtos como gel e pomada, ou ainda o uso de bonés e chapéus por um longo período podem ser prejudiciais. Alisamento com formol, bem como o uso de esteroides anabolizantes, também podem causar queda capilar.

Fatores que têm afetado muitas pessoas e causado queda de cabelo são o estresse e a ansiedade – plausíveis em tempos tão incertos como os que vivemos. Quando estamos estressados, nosso organismo emite na corrente sanguínea o cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”, acentuando a queda dos fios. Mas há solução para isso, como remédios, suplementos alimentares, alimentação balanceada, sono regulado e prática de exercícios físicos, que liberam endorfina e melhoram o humor, aliviando os sintomas de estresse e ansiedade.

No mercado há também diversos produtos que são aliados nessa luta, como tônico, vitaminas, shampoos e condicionadores, basta escolher o mais apropriado para seu tipo de cabelo.

Em caso de persistência no problema, procure um dermatologista ou até mesmo um psicólogo, pois fatores externos influenciam muito a queda dos fios.

Shalisa Boso é gerente administrativa do Grupo Prohall, e-commerce de produtos voltados para cuidado pessoal e estética.

Sobre a Prohall 

Fundada em 2017 pelo administrador de empresas Matheus Boso, a Prohall Cosmetic é um e-commerce de produtos voltados para cuidado pessoal e estética e vem crescendo se tornando referência no segmento de cosméticos com seriedade, comprometimento e transparência, oferecendo diversas linhas de produtos para cuidar dos cabelos com um portfólio de qualidade a alto desempenho, garantindo sempre bons resultados tanto em produtos profissionais como de cuidados pessoais.

Para saber mais, acesse: www.prohall.com.br