Pular para o conteúdo

Consumo de vinho no Brasil diminui, mas CEO aponta como movimentação esperada de mercado

Sergio Martins Barbosa, CEO da RAR, explica que queda é natural após a grande demanda pelo produto nos últimos anos.

O consumo de vinhos no Brasil diminuiu em 2023. Segundo dados da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers) o consumo per capita de vinho no Brasil é cerca de dois litros por ano, valor abaixo dos últimos anos quando atingiu a marca de 2,8 litros por ano, em 2020. O CEO da RAR, Sergio Barbosa, também destaca que 2022 marcou uma queda na importação do produto, mas que está dentro de uma normalidade. “Tivemos uma queda de 4% na importação de vinhos no último ano. Mas é preciso entender que a relação do brasileiro com esta bebida mudou e tivemos um crescimento muito grande durante os anos de pandemia, é normal a retração no mercado em função das grandes altas recentes”, explicou.

O CEO da RAR afirma que a mudança no perfil do consumidor de vinhos também está atrelada a diminuição do consumo. Segundo dados da Product Audit, os vinhos com preços mais acessíveis tiveram um aumento na procura comparado aos rótulos premium e atualmente ocupam 85% do market share neste segmento. “O valor de mercado de importação de vinhos acessíveis é quase 8 bi. Esse movimento também abre caminho para vinhos nacionais que possuem um custo benefício excelente ocuparem essa posição”, expôs Sergio Barbosa.

Na RAR, a distribuição dos rótulos produzidos nos Campos de Cima da Serra, em Vacaria, no Rio Grande do Sul, tiveram desempenho melhor em 2022, quando comparado ao ano anterior. No último ano foram mais de 128 mil rótulos vendidos, registrando um aumento de 10%, tendo como destaque o RAR Avvento Moscatel, um espumante com custo médio.

RAR

A RAR foi idealizada por Raul Anselmo Randon na década de 1970, com origem na fruticultura, especialmente o cultivo e a exportação de maçã. Atualmente é uma das maiores produtoras e comercializadoras da fruta no Brasil. Já em 1990 a empresa montou a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália, com a marca Gran Formaggio. O portfólio possui uma linha de importados composta por queijos e acetos italianos, charcutaria italiana e espanhola, além de azeites de oliva chilenos. A parte de derivados é constituída por creme de leite pasteurizado, manteiga e queijo parmesão.

A empresa, com sede em Vacaria (RS), ainda conta com linha de 31 vinhos e espumantes, sendo 18 rótulos de produção Nacional e 13 rótulos importados da Itália e da Argentina, fruto da parceria com a vinícola MASI. A RAR também produz azeite de oliva extra virgem de alta qualidade e vinagre orgânico de maçã. Esses e outros produtos com a qualidade RAR podem ser encontrados na loja virtual www.spacciorar.com.br