Pular para o conteúdo

Energético e whey protein: é seguro misturar essas substâncias para treinar?

A busca por suplementos que possam melhorar o desempenho durante os treinos é cada vez mais comum entre pessoas que praticam atividades físicas. Entre esses suplementos, estão os energéticos e o whey protein, que são muito populares entre os frequentadores de academia. No entanto, a combinação dessas substâncias pode ser perigosa e trazer riscos à saúde. Diante disso, é importante questionar se a mistura entre energético e whey protein é recomendada e segura, bem como identificar quais são os principais riscos associados a essa prática.

Os energéticos possuem uma combinação de ingredientes que incluem cafeína, taurina, vitaminas, glucuronolactona, aromatizantes e corantes. A cafeína, presente em grande quantidade nesses produtos, é uma substância estimulante que aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial. Já o whey protein é um suplemento alimentar proteico feito a partir da proteína do soro do leite, composto de aminoácidos essenciais como a leucina, BCAA e glutamina, além de antioxidantes que auxiliam no condicionamento durante a prática da atividade física.

O médico nutrólogo e endocrinologista Dr. Ronan Araujo comenta que embora a cafeína possa aumentar tanto a força máxima quanto a resistência muscular durante o exercício, é importante lembrar que o seu uso deve ser acompanhado por um profissional de saúde.

Um estudo feito na Victory University, na Austrália, analisou o uso de suplemento de cafeína em pó com exercícios de resistência, e apontou que a cafeína pode ter efeitos positivos, mas que a indicação de uso sempre precisa do acompanhamento especializado. Isso porque o suplemento de cafeína tem efeitos colaterais como um aumento agudo na pressão arterial, que pode ser perigoso para pessoas com problemas cardíacos.

É importante lembrar que bebidas com cafeína não são para todos. Pessoas com hipertensão arterial sistêmica, problemas gástricos, crianças, gestantes e idosos devem ter cuidado com a dose diária de cafeína, principalmente se gostarem muito de café ou até mesmo o energético. “A cafeína é uma substância frequentemente usada por atletas de alto desempenho, pois de fato pode aumentar o desempenho esportivo.

No entanto, é importante lembrar que o consumo de suplementos com cafeína já pode ser suficiente para atingir os efeitos desejados, sem a necessidade de misturar com outras substâncias.” destaca o Dr. Ronan Araujo.

“Outro ponto importante a ser lembrado é que suplementos comumente denominados de pré-treino ou termogênicos já possuem cafeína em sua composição. Portanto, o consumo dessas substâncias junto com o suplemento de cafeína em si e até mesmo bebidas que possuem cafeína pode ser perigoso, já que há um risco de superdosagem. Por isso, é fundamental que se tenha sempre o acompanhamento de um profissional capacitado antes de iniciar o uso de qualquer suplemento alimentar.” Finaliza o Dr. Ronan Araujo.

Mais Sobre Dr. Ronan Araujo:

Dr. Ronan Araujo

Formado em medicina pela Universidade Cidade de São Paulo, médico especializado em nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia). Com foco em causar impacto e mudar a vida das pessoas através de sua profissão, ele também se tornou membro da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), que o leva a ser atualmente um dos médicos que mais conhece e entrega resultados quando falamos sobre emagrecimento e reposição hormonal.

O Dr. Ronan Araujo quer influenciar na mudança de estilo de vida, de hábitos e ajudar as pessoas a viverem mais tempo e com mais qualidade. “Não é apenas sobre emagrecimento, é sobre transformar vidas”, é um dos lemas do médico. Com atendimento único, acolhedor e resultados rápidos na parte da estética e da saúde.