Pular para o conteúdo

Conheça mais sobre o laser de CO2 utilizado na saúde íntima feminina

O laser de CO2 tem sido cada vez mais usado em diversas áreas da saúde e quando utilizado em tratamentos íntimos femininos, tem proporcionado resultados efetivos.

Uma das técnicas mais modernas para auxiliar na manutenção da qualidade de vida e ajudar na autoestima de mulheres, o laser de C02 atua na renovação dos tecidos (epitélio e colágeno) que revestem a vulva e a vagina. Por isso é indicado como um poderoso aliado de mulheres, principalmente na menopausa, quanta a renovação e manutenção desses tecidos se dificultam. Conheça agora os principais tratamentos e benefícios.

Quais são os benefícios do laser de CO2 em tratamentos íntimos?

– Ativação celular que promove formação de novos vasos, colágeno, síntese de epitélio e de diversas substâncias que melhora a qualidade do tecido;

– Resultados efetivos e duradouros: não depende da manutenção da paciente e em média seus efeitos duram 12 a 18 meses após o término do tratamento;

– Procedimento minimamente invasivo: os tratamentos com laser de CO2 são minimamente invasivos, não exigem cortes ou suturas;

– Procedimento no consultório: o laser de CO2 não exige período de internação hospitalar e o tempo de recuperação é curto, e as pacientes retomam suas atividades cotidianas no mesmo dia.

O laser de CO2, causa uma ativação celular no tecido no qual ele é aplicado. Esta ativação promove formação de novos vasos, colágeno, síntese de epitélio e de diversas substâncias que melhora a qualidade do tecido (exemplo mucosa vaginal).

Essa ativação, renovação e manutenção dos tecidos são realizadas por hormônios, principalmente o estrogênio, e com um tecido mais jovem esta função é preservada com mais facilidade. Mas com o passar do tempo, e a privação estrogênica, o tecido envelhece, fica difícil de reparar e torna-se danificado, envolvendo alterações vulvares, vaginais, da uretra e bexiga, levando a diversos sintomas.

A diminuição do estrogênio e outros hormônios, está presente na síndrome climatérica, paciente que estão amamentando, ou que fizeram cirurgia de retirara de ovário, ou em tratamento de alguns cânceres.

Assim, para caracterizar todos esses sintomas denomina-se A Síndrome Geniturinária da Menopausa (SGM), caracterizada pelo ressecamento na vagina e vulvar, queimação, ardor e irritação, sintomas sexuais de falta de lubrificação, dispareunia ou desconforto no ato sexual, e sintomas urinários como incontinência, urgência miccional, dor para urinar e infecções urinárias recorrentes. Atinge 27% a 84% das mulheres na pós-menopausa e se torna mais frequente com o passar do tempo e mais intensa se não tratada. Estima-se que em 2025 teremos mais de 1 bilhão de mulheres na menopausa com sintomas da SGM.

Quais são os principais tratamentos procurados por mulheres?

– Rejuvenescimento vaginal: o laser de CO2 pode ser utilizado para melhorar a aparência e a elasticidade da região vaginal, além de reduzir a flacidez e melhorar a lubrificação íntima.

– Tratamento de cicatrizes e marcas na região íntima: o laser de CO2 pode ajudar a reduzir cicatrizes e marcas causadas por cirurgias, partos ou outras condições.

– Clareamento genital: o laser de CO2 pode ser utilizado para clarear a região íntima, melhorando a autoestima e a confiança da paciente.

– Combate à incontinência urinária: o laser de CO2 pode ajudar a fortalecer os músculos da região íntima, reduzindo a incontinência urinária.

– Tratamento de fissuras e cicatrizes causadas por parto: o laser de CO2 pode ajudar a reduzir as fissuras e cicatrizes causadas pelo parto, melhorando a saúde e a estética da região íntima.

Em resumo, o laser de CO2 é uma tecnologia eficaz e segura para tratamentos íntimos femininos, proporcionando resultados duradouros e minimamente invasivos. É importante procurar um médico especializado em ginecologia e estética íntima para saber se esse tipo de tratamento é adequado para você.

Sobre a especialista:

Dra Débora Oriá se especializou em Cirurgia Ginecológica e Uroginecologia no Hospital das Clínicas (USP). Trabalha como médica da equipe de Uroginecologia do Departamento de Ginecologia do Hospital das Clínicas, médica preceptora da Residência Médica em Ginecologia do Hospital das Clínicas, ginecologista do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês e obstetra do corpo clínico da Pro Matre Paulista. @dradeboraoria