Pular para o conteúdo

Doenças hepáticas e renais podem produzir Halitose?

Ainda que seja um dos sintomas, o mau hálito não é uma causa exclusiva dessas doenças

Algumas doenças podem produzir mau hálito, dentre elas estão as doenças hepáticas e doenças renais. Por isso, é importante estar vigilante dos sintomas, para que tanto o mau cheiro, quanto a doença sejam tratadas.

A insuficiência hepática causa diferentes mau cheiros. Como afeta diretamente o fígado, que faz a síntese das substâncias absorvidas pelo organismo, acontece a liberação dessas substâncias pelas vias aéreas. Já no caso da insuficiência renal, ocorre um acúmulo de ureia no organismo que entra pelas vias aéreas também.

Entretanto, é importante saber que essas não são as únicas causas do mau hálito. ”Essa alteração está em 90% dos casos relacionada a algum transtorno bucal, como a baixa salivação, doenças bucais, devendo ser identificada através de um correto diagnóstico. É por isso que o cirurgião-dentista qualificado em halitose deve ser o primeiro profissional a ser buscado. Então aí, se necessário, o tratamento poderá ser multidisciplinar, envolvendo outras especialidades.”, explica a Dra. Cláudia C. Gobor, cirurgiã-dentista e diretora da Associação Brasileira de Halitose.

Dra. Cláudia C. Gobor
Cirurgiã Dentista especialista pelo MEC no tratamento da Halitose Ex-Presidente e atual
Diretora Executiva da Associação Brasileira de Halitose
www.bomhalitocuritiba.com.br/
Telefones: (41) 3022-3131 | (41) 99977-7087
Redes sociais: Instagram: @bomhalitocuritiba / Facebook: @bomhalitocuritiba