Pular para o conteúdo

Quando tudo dói: como identificar a fibromialgia?

Estresse é um dos gatilhos para o desenvolvimento da doença

Como define a Organização Mundial da Saúde, a fibromialgia é uma condição crônica caracterizada por dor generalizada, associada à fadiga extrema, alterações no sono e distúrbios cognitivos, podendo levar à depressão e ansiedade.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a doença afeta 2,5% da população mundial, com maior incidência entre mulheres de 30 a 50 anos de idade.

Neste mês de maio, em que se exalta a conscientização e enfrentamento da fibromialgia, Gisele Abud, médica e diretora técnica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Zona Leste, explica que o estresse e sobrecarga são alguma das causas para o desenvolvimento da doença.

“Muitas vezes as mulheres vivenciam uma dupla ou tripla jornada: cuidar do trabalho, casa e/ou filhos. Essa rotina pode gerar uma sobrecarga e estresse que estão relacionados às causas da fibromialgia”, alerta a profissional.

Identificação 

Geralmente, os sintomas iniciais da fibromialgia são caracterizados por dor de cabeça, insônia e ansiedade que, geralmente, ocorre em decorrência dos sinais anteriores. Saiba mais sobre como identificar a fibromialgia a seguir:

· As dores causadas pela fibromialgia afetam o corpo inteiro, com duração de mais de três meses.

· A dor está associada a outros sinais, como a fadiga, alterações no sono, dormência ou formigamento nas extremidades do corpo, ansiedade e depressão.

· Também há outros sintomas mais comuns relacionados a distúrbios intestinais, como refluxos, intolerância à lactose e intestino sensível.

“Geralmente, os pacientes com fibromialgia descartam sinais e sintomas por pensar que são consequências do envelhecimento, ou dificuldades passageiras. Por isso é importante consultar um profissional da saúde sempre que os sintomas persistirem”, alerta a médica.

Apesar de não ter cura, a fibromialgia pode ser tratada a fim de amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Além do uso de medicamentos para a dor, o tratamento é feito, principalmente, através da mudanças de hábitos, que consistem na prática de exercícios físicos, alimentação saudável e higienização do sono.