Pular para o conteúdo

Como vender pelo WhatsApp ou WhatsApp Web utilizando 3 estratégias infalíveis

O WhatsApp ou WhatsApp Web é um dos canais de comunicação mais utilizados pela sociedade e em se tratando do mercado comercial, não é tão diferente. A ferramenta se tornou o segundo maior meio de comunicação do país, perdendo apenas para a TV, mas por se tratar de um aplicativo de fala direta, as pessoas tendem a aderir cada vez mais ao WhatsApp.

Inclusive, cerca de 94% da população brasileira utiliza o WhatsApp (inclusive o seu cliente está usando ele neste exato momento) e 73% estão dispostos a fechar negócio, de acordo com uma pesquisa feita pelo Neotrust.

Não é difícil manusear o WhatsApp em suas diversas formas, como no Web, no fim a finalidade é a mesma, buscando apenas dar mais praticidade a quem utiliza o aplicativo no desktop ou mobile. Por isso, vender por esses canais virou tendência, mas para se beneficiar de fato da ferramente é preciso inserí-lo dentro das suas estratégias de vendas.

Diante disso, Diego Freire, CEO da Huggy, plataforma de atendimento digital, explica como descomplicar esse processo. “Para vender mais, você precisa primeiramente expor o seu produto/serviço. Divulgar o que a sua empresa oferece nas mídias sociais e alinhado a isso, manter uma relação de transparência com seus clientes. Seguindo os seguintes passos: manter ativa as redes sociais, oferecer um atendimento 24h, evitar filas de espera no atendimento e criar estratégias de marketing para captar mais clientes”.

Ele listou 3 estratégias que vão te ajudar:

Priorize manter os contatos organizados

Além disso, cada cliente tem uma etapa pré-determinada (mas não permanente) no funil de vendas. Mas você é que precisa saber disso e não ele. Seguindo essa premissa, comece a organizar os contatos da agenda do seu estabelecimento e defina categorias no percurso que o seu cliente deve fazer até chegar a finalizar a compra.

“É importante ter em mente que você terá de enviar mensagens diferentes para cada público, só assim criará uma boa abordagem de vendas. E mais, você precisará gerenciar os atendimentos a todo momento observando as métricas”, complementa.

Conversas geram vendas

O Marketing Conversacional é a estratégia do momento. As maiores empresas do mundo estão investindo em algo barato e que mesmo assim é mais rentável. Afinal, qual empresário não gostaria de investir pouco para receber muito?

Esperar horas para ser atendido não é mais algo tolerável entre os clientes, uma simples automação agiliza o processo. Segundo a plataforma Business Insider, 40% das pessoas preferem ser atendidas pela inteligência artificial, o que apenas favorece o mercado digital.

“O Chatbot é a melhor solução para engajar conversas de forma natural com mais rapidez, menos riscos de entregar informações erradas e você ainda poderá incorporar o software em canais diferentes de comunicação”, diz Freire.

Como integrar o WhatsApp a essas soluções

Uma das melhores soluções é integrar o WhatsApp a uma plataforma completa de atendimento digital,, especialista no assunto, oferece além da integração. Pois fornece integração de sistemas de CRM’s e outros centralização de canais, chatbot, automação das conversas, atendimento dinâmico e com botões, entre outras vantagens.

O CEO finaliza dizendo que agora é possível ficar por dentro das estratégias e colocá-las em prática de forma simples e objetiva, seja qual for o segmento do seu negócio.

Sobre a Huggy

Criada em 2015, a Huggy tem o propósito de otimizar os relacionamentos entre organizações e consumidores, por meio do atendimento digital. Esse conceito é relativamente novo e surgiu para atender as necessidades do consumidor 4.0, que é conquistado não apenas com o produto e sim com a experiência de atendimento. A empresa conta com mais de 1,5 mil clientes ativos, conecta por dia mais de 12 mil operadores, efetuou mais de 100 milhões de atendimentos e processou mais de 2 bilhões de mensagens.