Pular para o conteúdo

Menopausa: quais são os efeitos na pele?

As alterações hormonais causam o envelhecimento da derme 

A menopausa é um período de muitas alterações no corpo da mulher,  inclusive na pele. Há diversas adaptações ocorrendo no corpo, principalmente nos hormônios.  Nesse período, acontece uma diminuição das fibras elásticas, colágeno e elastina, levando a uma flacidez excessiva da pele. Também é comum a pele ficar mais ressecada e sensível, tornando-se propícia a irritação, rugas e manchas.

Em suma, a menopausa é definida como o momento que marca o fim da fase reprodutiva da vida da mulher, e que pode ocorrer entre os 45 e 55 anos. “O fim da ovulação se dá pela baixa da produção hormonal, onde ocorre a diminuição da produção de estrogênio e progesterona”, destaca a médica dermatologista Fernanda Bonaparte.

Além disso, o desequilíbrio hormonal colabora com a predominância de hormônios androgênicos na circulação. “Ele torna o rosto mais propenso ao ressecamento, devido a diminuição de óleo pelas glândulas sebáceas, tornando a pele mais sensível. Ainda é responsável pelo aparecimento de pelos grossos sob o queixo e nas laterais da face, tão comuns nas mulheres nessa fase da vida”, afirma a dermatologista.

Cuidados com a pele durante a menopausa

  • Mantenha sua rotina de visitas ao dermatologista;
  • Proteja-se do sol;
  • Use produtos adequados para a sua pele;
  • Mantenha uma alimentação balanceada;
  • Tenha boas noites de sono e bons hábitos de saúde;
  • Pratique atividade física regularmente;
  • Invista em procedimentos estéticos que estimulem o colágeno.

Os procedimentos estéticos se tornam grandes aliados durante esse período. “Podem ser realizados preenchimentos de rugas com substâncias absorvíveis, toxina botulínica, peelings, equipamentos de laser, procedimentos que estimulam produção de colágeno como, ultrassom microfocado, biostimuladores e criofrequência dentre outros, que auxiliam na recuperação das alterações provocadas na menopausa”, finaliza Fernanda.

Fonte: Fernanda Santos Bonaparte – Médica especialista em dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Dermatologia – @dra.fernandabonaparte –