Pular para o conteúdo

SPFWN55 impulsiona setor da moda e promete movimentar centro da capital paulista

Valorizando a cultura nacional, festival traz temática sobre as origens brasileiras e como ressignificar a moda

Referência como plataforma impulsionadora para o lançamento de coleções, além de servir como vitrine para novos talentos da moda brasileira, a 55ª edição do São Paulo Fashion Week acontece de 25 a 28 de maio e terá 41 desfiles, sendo 31 presenciais e 10 fashion films. Entre as etiquetas que o público já espera ansiosamente, como João Pimenta, Isaac Silva, Apartamento 03, o evento contará ainda com mais 7 marcas estreantes nesta edição.

Também responsável por movimentar a economia em diferentes setores, principalmente do setor têxtil e de confecção, o festival vem gerando novos negócios e oportunidades de trabalho, além de impulsionar o debate sobre temas importantes como sustentabilidade, diversidade e inclusão na moda.

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa feita pelo Melhor Envio, plataforma de intermediação logística entre vendedores virtuais e transportadoras, “Moda” é a categoria que mais vende na internet. Em 2022, a empresa intermediou mais de 5.8 milhões de produtos do segmento, o equivalente a 24% de share de participação em relação ao total de itens, que foi de mais de 24.8 milhões. Esse número representa mais que o dobro do 2º lugar, que foi para a categoria de Jóias & Relógios, com mais de 2,4 milhões de produtos enviados e 10% do total.

De acordo com especialistas do setor, o SPFW55 é mais que uma oportunidade de trazer assuntos como sustentabilidade e pautas sociais, mas também uma forma de movimentar a cidade e a economia local.

A ocupação da cidade de São Paulo para as datas também apresenta uma agitação relevante por conta do festival. Segundo um levantamento interno da proptech Tabas, especialista em oferecer moradias por assinatura flexíveis em localizações estratégicas, que é responsável pelo gerenciamento de  diversos empreendimentos na capital paulista, a expectativa é atingir 88% de ocupação em edifícios próximos aos locais do evento até o final do evento.

Já segundo o Observatório do Turismo e Eventos da Prefeitura de São Paulo, o número de pessoas na capital paulista vem crescendo exponencialmente desde o início do ano, com uma média  de 61,47%, oito pontos percentuais a mais se comparado ao mesmo período de 2022 e promete manter o ritmo a partir das atividades oferecidas na cidade.

Em suas últimas edições, o SPFW tem ampliado sua visibilidade ao trazer à tona pautas importantes para a moda, como a valorização das identidades de gênero, o respeito à diversidade étnico-racial e o combate ao trabalho escravo na cadeia produtiva da moda. Essas iniciativas têm sido bem recebidas pelo público que têm participado cada vez mais das atividades e colocado o evento como protagonista na vanguarda da discussão sobre moda e cultura no Brasil.