Pular para o conteúdo

Turismo em Minas Gerais: Secult lista os 10 destinos mais procurados

Estado mineiro é repleto de tesouros turísticos e atrai viajantes de todo o país e do mundo

Minas Gerais é um estado brasileiro conhecido pela sua rica história, cultura e belezas naturais. Com suas cidades históricas, montanhas, cachoeiras e gastronomia típica, o turismo em Minas tem sido cada vez mais procurado por turistas de todo o mundo. 

Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), há dez destinos que se destacam entre os mais procurados pelos visitantes. Conheça cada um deles no guia para Belo Horizonte a seguir.

1. Ouro Preto

Cidade histórica famosa pelas igrejas barrocas e pela arte do Aleijadinho. É também um destino importante para o turismo acadêmico, pois abriga a Universidade Federal de Ouro Preto.

2. Capitólio

Conhecida como a “marina do lago de Furnas”, Capitólio é um destino ideal para quem gosta de natureza e aventura. A região é famosa por seus cânions, cachoeiras e trilhas.

3. Belo Horizonte

Capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte é um destino interessante para quem busca turismo urbano. A cidade oferece diversas atrações culturais, gastronômicas e de lazer, como o Mercado Central, o Museu de Arte da Pampulha e o Mineirão.

4. Tiradentes

Assim como Ouro Preto, também é uma cidade histórica com ruas de pedra e casarões coloniais preservados. O destaque fica para a Matriz de Santo Antônio, considerada uma das igrejas mais belas de Minas Gerais.

5. Diamantina

Cidade natal do ex-presidente Juscelino Kubitschek, Diamantina é famosa por suas ladeiras de pedra e casas coloniais. Também é considerada a cidade da música e um dos prédios mais famosos é a casa em que JK nasceu, que hoje abriga um museu.

6. São Thomé das Letras

Destino ideal para quem busca paz e tranquilidade. A cidade de São Thomé das Letras é famosa por suas cachoeiras, grutas e mirantes, além de uma forte energia mística que atrai turistas do mundo inteiro.

7. Poços de Caldas

Cidade termal que atrai turistas em busca de relaxamento e tratamentos de saúde. Além disso, a cidade oferece diversas atrações naturais e culturais.

8. Mariana

Cidade histórica com diversas igrejas, casarões coloniais e museus. Mariana fica localizada próxima a Ouro Preto e é o destino ideal para quem procura por um pouco de história local.

9. Camanducaia

Destino ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. A cidade de Camanducaia é mais conhecida pelo seu distrito “Monte Verde” e possui diversas opções de trilhas e cachoeiras, além de belas paisagens de montanha com temperaturas mais baixas.

10. Brumadinho

Cidade conhecida por abrigar o Instituto Inhotim, considerado um dos maiores centros de arte ao ar livre da América Latina. O museu possui diversas obras e possui fácil acesso.

Minas Gerais é um estado rico em história, cultura e belezas naturais, com uma diversidade de destinos que atrai turistas de todas as partes do mundo. Seja para explorar a arquitetura de Ouro Preto e Mariana, se aventurar nas cachoeiras de Capitólio e Camanducaia, conhecer a história local em Tiradentes ou para relaxar nas estâncias termais de Poços de Caldas, o estado oferece opções para todos os gostos. Com uma mistura de aspectos positivos, esses destinos certamente merecem ser visitados por quem deseja desvendar as maravilhas desta região fascinante.