Pular para o conteúdo

Harmonização facial em idosos: confira o que é indicado para cada idade

Biomédica Ana Clara Brathwaite comenta sobre mudança visual de Dedé Santana e Stenio Garcia, e orienta sobre os procedimentos estéticos mais adequados para cada idade e necessidade da pele

Antes e depois da cirurgia, ator Stenio Garcia faz sua primeira aparição pública no programa de auditório “Fofocalizando”, do SBT – Reprodução / Instagram

Recentemente, dois atores se renderam à harmonização facial: o humorista Dedé Santana, aos 86 anos e o ator Stenio Garcia, aos 91. O tratamento, que é um conjunto de procedimentos estéticos muito buscado pelos brasileiros vira assunto recorrente na mídia quando alguns casos viralizam com resultados ruins. Mas, felizmente, o resultado de ambos foi muito positivo e surpreendeu a internet. Segundo a biomédica Ana Clara Brathwaite, o segredo é um só: consciência e preparo do profissional para escolher os melhores procedimentos e melhorar a aparência mantendo a naturalidade da face.

O resultado foi ótimo, considerando a situação da idade e da qualidade da pele dele. O mais importante é que o paciente entenda seus desejos e busque um perfil de profissional que valorize a naturalidade e não tenha como prática o exagero. No consultório, meu foco é sempre melhorar a aparência e a autoestima, usando os procedimentos adequados para valorizar os aspectos do paciente e trazer rejuvenescimento natural, sem mudar as características principais e com segurança”, explica Ana Clara.

Em entrevista, Stenio comentou que estava com a pele caída por causa de exercícios físicos e fez o procedimento “para voltar para o mercado”. O tratamento foi feito com ácido hialurônico e laser no pescoço. A pele do idoso tem algumas particularidades. É mais desidratada, fina, sensível, com células que demoram a se renovar e com pouca sustentação, por causa da perda de colágeno. Alguns procedimentos devem ser evitados, e outros cuidados – como o uso de cânulas para evitar perfuração de vasos e artérias – são recomendados. Ainda assim, com o acompanhamento de um bom profissional, é possível realizar um tratamento adequado com resultados satisfatórios.

Esse foi o caso da Nair Andrade, de 87 anos, que chegou ao consultório de Ana Clara indicada pela filha, Roslay Midlej, de 60 anos, que já estava em tratamento e levou também a filha, Luiza Midlej, de 33 anos. As três gerações de pacientes fazem tratamentos diferentes, com objetivos específicos para cada idade. “Com a Luiza, investimos na estética preventiva, com tratamentos faciais e corporais. Já com a Rose (Roslay), nossa estratégia é de rejuvenescimento com foco no envelhecimento com qualidade. Com a dona Nair, a gente evita alguns procedimentos e focamos em sustentação e reposicionamento de tecidos”, explica a especialista.

Toxina botulínica não é indicada para todo mundo

Sempre muito vaidosa, Nair estava incomodada com os sinais do envelhecimento e a primeira conversa foi para alinhar expectativas, já que a resposta dos tratamentos seria mais lenta e, em alguns casos, com limitações por causa da idade. Essa conversa franca com o profissional é fundamental, já que as pessoas têm buscado por resultados imediatos ou até fora da realidade.

“Como ela é uma paciente com queda de pálpebra, não fazemos a toxina botulínica porque isso poderia relaxar a musculatura e deixar o olho ainda mais fechado. Tratamos o colágeno e flacidez com os bioestimuladores, colocamos os fios de sustentação para melhorar as quedas de face, usamos os esvaziadores enzimáticos de gordura em algumas regiões e, de vez em quando, fazemos o microagulhamento e preenchimentos pontuais em regiões específicas porque o rosto dela já tem volume”, pontua a biomédica.

Já Roslay fez uma grande gama de procedimentos, tanto de rejuvenescimento como para envelhecer com mais qualidade. Bioestimuladores de colágeno, fios de sustentação, toxina botulínica, Ultraformer e preenchimentos são alguns dos procedimentos feitos por Ana Clara para tratar as camadas profundas da pele da paciente, além dos peelings que tratam a pele superficial.

Para Luiza, as indicações foram de toxina botulínica e bioestimuladores de colágeno para prevenir o envelhecimento, além das sessões de peelings e microagulhamento para melhorar o aspecto da camada mais superficial da pele. Ela também investe em tratamentos corporais para tratamento da gordura localizada e para melhora da celulite.

“Eu tinha bastante receio em fazer qualquer procedimento de harmonização facial. Eu perguntei muito e fizemos todos os procedimentos a seu tempo. Tratar minhas olheiras, que eram bem acentuadas e profundas, tirou todo o meu aspecto de cansada e envelhecida. Conseguimos amenizar a perda óssea de uma cicatriz de cirurgia de crânio na testa e minha autoestima melhorou muito com todos os procedimentos. Nós três percebemos a precaução e cuidado para que nada ficasse artificial e exagerado. Envelhecer é muito bom e lindo, mas é preciso estar com a autoestima sempre elevada”, afirma Roslay.