Pular para o conteúdo

Cartilha gratuita mostra como padarias e restaurantes podem reduzir conta de luz e elevar a sustentabilidade do negócio

Lançado pela Sun Mobi, e-book apresenta medidas de eficiência energética aliadas ao uso de novas tecnologias de assinatura de energia solar, bem como adoção de sistemas inteligentes de controle e monitoramento de consumo

A Sun Mobi, enertech pioneira no serviço de assinatura de energia solar no que atua em São Paulo e no Paraná a partir de usinas de geração remota, acaba de lançar uma cartilha gratuita que mostra como, padarias e restaurantes podem reduzir a conta de luz e implementar políticas de sustentabilidade, a partir de medidas de eficiência energética e uso de novas tecnologias para aquisição de créditos de energia limpa, além de sistemas inteligentes de controle e monitoramento de consumo.

A proposta do e-book é compartilhar boas práticas aos gestores de estabelecimentos gastronômicos de como identificar, controlar e sanar possíveis desperdícios de energia, fazendo uso de casos reais.

Segundo os órgãos como a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Brasil conta com cerca de 70 mil padarias e mais de 1 milhão de bares e restaurantes. Despesas com energia elétrica estão entre os maiores custos do setor, que se utilizam dela para seu processo de fabricação, conservação e conforto térmico.

O estudo mostra que só o forno pode representar de 30% a 70% do consumo de energia elétrica do estabelecimento, mas esse consumo pode ser controlado e otimizado. Assim, o objetivo da cartilha é mostrar como o controle e a otimização do consumo de energia estão ligados diretamente à implementação de hábitos mais conscientes e mais inteligentes no consumo e no uso dos equipamentos mais críticos dos estabelecimentos, os chamados vilões do gasto com energia elétrica, como, por exemplo, ar-condicionado, grandes freezers e fornos elétricos.

A tecnologia da Sun Mobi inclui a utilização de um aplicativo exclusivo e a instalação de um sistema de monitoramento do consumo de energia elétrica dos assinantes, que acompanha o gasto de eletricidade e emite alertas quando há ocorrências de pico de consumo dos aparelhos elétricos, além de gerar relatórios com informações sobre o comportamento do usuário em relação gastos de energia dos equipamentos, justamente para auxiliar e conscientizar o usuário.

A proposta é combinar o uso da energia solar via assinatura com a tecnologia de monitoramento, justamente para estimular a adoção de medidas que buscam aumentar a eficiência energética e, assim, reduzir de forma consciente o consumo nas residências e empresas.

“Cada vez mais, os pequenos negócios buscam por mais eficiência, rentabilidade, tecnologia e sustentabilidade, e isso não é diferente para padarias e restaurantes. No cenário brasileiro, alguns avanços que unem tecnologia e eficiência energética já convergem para uma conta de luz mais barata. A energia solar por assinatura e boas práticas quanto ao uso correto da eletricidade são algumas soluções que tornam isso possível”, explica Alexandre Bueno, sócio-diretor da Sun Mobi.

Para baixar gratuitamente a cartilha, acesse:

https://materiais.sunmobi.com.br/lp-ebook-mais-eficiencia-energetica-para-restaurantes-e-padarias

Assinatura de energia solar

O serviço de assinatura de energia solar da Sun Mobi, que pode ser adquirido da mesma forma como é feito com a Internet e Tv a Cabo garantiu, ao longo de 2022, uma economia média na conta de luz dos assinantes da ordem de 13%.

Atualmente, esse serviço é realizado pelas usinas fotovoltaicas da empresa localizadas nas cidades de Porto Feliz (SP) e Araçoiaba da Serra (SP) e que estão conectadas no sistema de distribuição da CPFL Piratininga, que atende 27 cidades do Interior de São Paulo e Baixada Santista. A partir da metade deste ano, a Sun Mobi passa a oferecer o serviço também aos consumidores do estado do Paraná, com novos empreendimentos fotovoltaicos que estão sendo instalados na região.

Os estabelecimentos que possuem uma conta de luz que varia entre R$ 5 mil e 10 mil ao mês podem ter uma economia com a assinatura de energia solar da ordem de cerca de 15%.

Sobre a Sun Mobi

Fundada em 2016, a Sun Mobi é a primeira enertech do Brasil, combinando o que há de mais moderno na área de geração de energia com o poder de alcance da internet. A empresa possibilita que consumidores de qualquer porte tenham acesso à energia solar sem a implantação de placas fotovoltaicas nos telhados. O sistema da Sun Mobi permite ainda que o cliente acompanhe seu consumo de energia em tempo real e estimula a adoção de medidas para melhorar a eficiência energética, reduzindo o montante consumido. Mais informações em: www.sunmobi.com.br.