Pular para o conteúdo

“O planejamento das férias começa com a economia em atividades do dia a dia”, diz especialista

Ações simples como redução de custos com atividades corriqueiras podem garantir uma viagem tranquila e segura.

Muitas famílias já começam a desacelerar o ritmo das atividades do dia a dia para focar nas férias do meio do ano. Mas para que isso ocorra com tranquilidade e sem grandes imprevistos, é necessário tomar uma série de cuidados, especialmente com o planejamento financeiro para este período.

O contador Thiago Freitas, diz que o planejamento das férias começa com a economia em atividades do dia a dia, o que é feito por meio de pequenos cortes em diversas áreas. “Para aproveitar este período com tranquilidade, o ideal é reduzir gastos com lazer e entretenimento, como saídas para restaurantes, cinemas ou eventos de fim de semana e até mesmo o uso de transporte por aplicativo na modalidade compartilhada”, destaca.

Thiago, que também é professor na Estácio, recomenda que seja reservado um percentual mensal para ser usado durante as férias, o pode variar de acordo com as metas individuais e as despesas regulares. Como diretriz geral, Thiago recomenda reservar entre 10% a 20% da renda mensal. No entanto, é importante adaptar essa porcentagem às circunstâncias financeiras pessoais e garantir que o montante seja viável sem comprometer outras obrigações financeiras do dia a dia.

De acordo com contador, esse percentual deve ser usado para custear as despesas como transporte no local de destino, atividades turísticas, passeios,

seguro viagem e pequenas despesas diárias, como lanches, lembranças ou ingressos para atrações locais. “Os custos iniciais de uma viagem são com passagens e hospedagem, os quais, dependendo do local, são as maiores contas e todo o dinheiro economizado no período que antecede a viagem é revertido para as demais necessidades”, completa.

A estimativa dos custos de uma viagem também passa pelos tradicionais souvenirs e para isso, Thiago diz que é útil estabelecer previamente um orçamento específico para esses itens. “Determine um valor que esteja de acordo com suas possibilidades financeiras e o tipo de lembranças que deseja adquirir. Pesquise os preços médios desses itens no destino e leve em consideração o número de pessoas para as quais você comprará estes presentes. Mas é importante não comprometer o orçamento geral apenas com souvenirs, portanto, seja consciente ao fazer suas escolhas”, comenta.

O especialista alerta ainda que é importante ter alguns cuidados com o uso do cartão de crédito, isso porque o uso excessivo dessa modalidade de pagamento pode trazer problemas financeiros futuros. “Durante a viagem é interessante informar o banco ou a instituição financeira sobre as datas e locais da viagem para evitar que o cartão seja bloqueado por atividades suspeitas, por exemplo. Em caso de viagens internacionais, é fundamental verificar as taxas e as políticas de conversão de moeda estrangeira para evitar surpresas com taxas de câmbio desfavoráveis e além de todas as medidas de segurança, é importante guardar os comprovantes de compra e verificar regularmente as faturas do cartão para identificar qualquer atividade fraudulenta”, conclui.