Pular para o conteúdo

4 curiosidades sobre o Bondinho Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro

Descubra coisas inimagináveis que permeiam a famosa atração turística 

O Rio de Janeiro, conhecido por sua beleza natural e atrações turísticas deslumbrantes, é o lar de um dos pontos mais emblemáticos da cidade: o Bondinho Pão de Açúcar. 

Se você já possui uma passagem para o Rio de Janeiro e deseja montar seu roteiro de passeios, não deixe de incluí-lo em algum dos dias da viagem. Confira a seguir quatro curiosidades fascinantes sobre ele:

1- História e construção da atração

O Bondinho Pão de Açúcar é um teleférico localizado no bairro da Urca, no Rio de Janeiro. Foi inaugurado em 27 de outubro de 1912, sendo o primeiro teleférico implantado no Brasil e o terceiro no mundo, além de ser o mais antigo em funcionamento. 

A construção do teleférico foi uma iniciativa do engenheiro Augusto Ferreira Ramos e, desde então, o Bondinho do Pão de Açúcar já transportou cerca de 37 milhões de pessoas, mantendo uma média diária de 2.500 visitantes.

2- Sistema de funcionamento sustentável

O Bondinho do Pão de Açúcar é um exemplo de sustentabilidade. Os teleféricos utilizam um sistema regenerativo, sendo movidos a energia elétrica e com baixa emissão de carbono. 

Além disso, eles se tornam eficientes ao final do dia, pois quando os visitantes estão indo embora e os bondes descem mais pesados do que os que sobem, eles geram energia. O parque também utiliza painéis solares fotovoltaicos, que geram até dois mil Kw/h por mês.

3- Visitas ilustres

O Bondinho Pão de Açúcar recebeu visitantes ilustres ao longo dos anos. Entre eles, destacam-se personalidades como Albert Einstein, Bob Marley, John Kennedy, Tina Turner, Robert de Niro, príncipe Harry, Natalie Portman e Malala.

4- Aparição em filmes

A beleza e a imponência do Bondinho Pão de Açúcar já chamaram a atenção de cineastas. Ele foi cenário do filme “007 Contra o Foguete da Morte” (1979), em que o agente secreto britânico James Bond se equilibra nos cabos de aço do bondinho, a mais de 500 metros de altura. Essa cena eletrizante tornou a atração ainda mais conhecida internacionalmente.

Funcionamento do Bondinho

O Bondinho Pão de Açúcar funciona em horários específicos para receber os visitantes. Geralmente, o teleférico opera das 8h às 21h, proporcionando aos turistas a oportunidade de aproveitar a vista panorâmica do Rio de Janeiro durante o dia e também ao entardecer. 

Recomenda-se verificar os horários atualizados no site oficial do Bondinho do Pão de Açúcar antes de sua visita, pois eles podem variar dependendo da temporada e de eventos especiais.

A atração é um ícone do Rio de Janeiro e uma parada obrigatória para os turistas que desejam conhecer as belezas da cidade.