Pular para o conteúdo

São Paulo já conta com 100 municípios que utilizam a tecnologia 5G

Para acessar a tecnologia, é preciso um aparelho testado por laboratórios e certificado por organismos acreditados

Seguindo a tendência de crescimento exponencial do 5G, o Estado de São Paulo já conta com 100 municípios fazendo uso da tecnologia. O balanço é da InvestSP, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Além disso, o total de cidades paulistas que se atualizaram conforme à Lei Geral das Antenas saltou de 61 no fim de dezembro de 2022 para 154 em julho deste ano.

Para ter acesso ao 5G, além da liberação da tecnologia, é imprescindível adquirir um aparelho testado por laboratórios e certificado por organismos acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e designados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Conforme o vice-presidente de Telecomunicações da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Kim Rieffel, para que a tecnologia 5G tenha efetividade é necessário que os aparelhos possuam conformidade diante de uma série de requisitos técnicos. “Os laboratórios e certificadoras designados pela Anatel testam e avaliam itens como compatibilidade eletromagnética, segurança perante o usuário e suas características na emissão de rádio frequências, que podem ser absorvidas pelo corpo humano durante a utilização dos dispositivos”, explica.

Para habilitar um dispositivo para operar na frequência 5G, o fabricante precisa selecionar um Organismo de Certificação Designado (OCD) e fornecer detalhes técnicos sobre o produto a ser avaliado, de modo a estabelecer os critérios e testes apropriados.

Em seguida, o laboratório responsável pelos testes é escolhido, conduzindo os ensaios e emitindo um relatório correspondente. “Este relatório é posteriormente avaliado pelo Organismo de Certificação Designado que, caso avalie que os requisitos técnicos foram integralmente atendidos, emite o certificado de conformidade”, informa o vice-presidente de Telecomunicações da Abrac. “Este certificado, por sua vez, é submetido à Anatel, que defere a completude do processo de homologação”.

Sobre a Abrac

Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne as empresas responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, sistemas e laboratórios de ensaio e calibração, acreditados pelo Inmetro e designados pela Anatel, que são oferecidos aos cidadãos, trabalhando em sua inspeção e certificação com o objetivo de informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.