Pular para o conteúdo

Inovação e tecnologia: totalmente reformulado, palco da 68ª Festa do Peão de Barretos impressiona e é ponto alto do evento

Estrutura de última geração permite maior interação entre artistas e público

Totalmente reformulado, palco da 68ª Festa do Peão de Barretos impressiona e é ponto alto do evento – Crédito: Alisson Demetrio

A 68ª Festa do Peão de Barretos, a maior do gênero na América Latina, atrai milhares de pessoas que buscam emoções nas provas e montarias e, também, nos inúmeros shows que passam pelos palcos do evento.

Em 2023, o palco Estádio, situado na arena de rodeios e tradicional por receber grandes sucessos da música, pode ser considerado uma atração à parte. Totalmente reformulado, recebeu investimentos de mais de R$ 1 milhão para esta edição.

Muita inovação e tecnologia compõem mais de 30 toneladas de estrutura metálica, que abraçam enormes painéis de LED. Para que a visão do público seja cada vez mais perfeita, também no rodeio e provas, a iluminação de toda arena conta com o protocolo DMX, focado em uma moderna tecnologia de LED que permite efeitos especiais irreverentes, além de uma paleta de cores intensas e variadas. Para se ter uma ideia, esta iluminação montada em Barretos é a mesma usada em campos de futebol como, por exemplo, o estádio do Maracanã.

Segundo Pedro Muzeti, Diretor Cultural de Os Independentes, os investimentos concentrados neste palco também permitem a troca de shows de maneira mais ágil. “Agora todas as bandas já ficam montadas ao mesmo tempo, reduzindo, assim, o intervalo entre elas”, destaca.

O Diretor Executivo de Criação da Diverti e Cooler DVT, Pablo Manzotti, explica que a inspiração do design do palco vem da Roseta, um dos monumentos mais fotografados no Parque do Peão. Ele conta que a Roseta foi desconstruída através de cenografia, valorizando o icônico arco vermelho e o peão. Dessa forma, o resultado equilibrou tradição e tecnologia. “Desenhamos um palco alinhado com o que há de mais moderno no mundo do entretenimento, mas preservando a essência do Barretão, valorizando o símbolo máximo do evento que é a Roseta”, explica Manzotti.

Estrutura de última geração permite maior interação entre artistas e público – Crédito: Alisson Demetrio

Jumbotron

Outra estrutura tecnológica que chama a atenção é o Jumbotron, o enorme cubo de 8 toneladas que fica suspenso no meio da arena.

São cerca de 400 painéis de LED divididos em quatro lados, em uma estrutura total de 180 metros quadrados. O resultado é a exibição de imagens em alta definição. Uma curiosidade é que o gerenciador do mega cubo entra dentro da estrutura antes de começar o rodeio e só sai de lá ao final das apresentações da noite.

Alimentação de todo o sistema

Para fornecer energia e alimentar o som, iluminação, LED e toda a estrutura do palco e do Parque do Peão, foram dimensionados geradores elétricos. A finalidade é utilizar uma fonte de energia muito mais segura, em que é possível trabalhar com redundância, sem correr riscos de apagões.