Pular para o conteúdo

Transformando negócios em ecossistemas de alta escala com dados, analytics e ia

Por Mateus Magno

Inteligência artificial pode auxiliar o Marketing Digital

As novas tecnologias como inteligência artificial, analytics e machine learning estão mudando a maneira como as empresas operam e abrindo portas para a transformação em ecossistemas de alta escala. De acordo com um relatório da Accenture, a IA pode aumentar a produtividade em até 40% e gerar uma economia de custos de até 60% em alguns segmentos. Nesse cenário, os negócios estão cada vez mais voltados para o aproveitamento estratégico dos dados e das tecnologias avançadas com foco em alcançar resultados inovadores, disruptivos e sustentáveis.

É fundamental entender que a base para essa transformação passa necessariamente pela coleta e análise eficiente das informações do seu público-alvo. As companhias estão reunindo grandes volumes de informações de diversas fontes, incluindo clientes, fornecedores, parceiros e o próprio mercado, e convertendo-as em insights valiosos que ajudam a direcionar projetos e decisões importantes com ajuda das ferramentas tecnológicas. Nesse sentido, um relatório da Gartner mostra que cerca de 75% das empresas irão utilizar análise avançada de dados impulsionada pela IA para melhorar a eficiência operacional até 2024.

Já segundo a pesquisa Inteligência de Dados para Marketing, realizada pela Totvs em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, mais de 70% das organizações brasileiras compreendem o valor da utilização de dados em suas estratégias de marketing e 98% delas coletam algum tipo de informação dos consumidores. Porém, ainda que esses números sejam significativos, não excluem o fato de que muitas empresas fazem essa captação, mas poucas sabem como realmente tirar proveito dela.

Ao adotar uma abordagem orientada a dados, as instituições podem reconhecer oportunidades de crescimento, otimizar processos, personalizar a experiência do consumidor e antecipar tendências do mercado. A análise preditiva, por exemplo, possibilita que sejam feitas previsões com base em padrões históricos em tempo real, permitindo uma tomada de decisão mais assertiva e eficiente.

A integração da inteligência artificial para a criação de ecossistemas de alta escala é outro fator-chave para a transformação dos negócios. A IA permite que as companhias automatizem tarefas repetitivas e de baixo valor agregado, melhorem a eficiência operacional e ofereçam soluções mais inovadoras aos clientes. Um estudo da McKinsey aponta que a automação pode substituir cerca de 30% das atividades em 60% dos trabalhos. Isso permite que os funcionários foquem em atividades mais estratégicas e criativas.

Os chatbots e assistentes virtuais são alguns exemplos de aplicações que estão se tornando cada vez mais comuns em diversos setores, proporcionando um atendimento rápido, qualificado e personalizado.

Contudo, é fundamental que as empresas encarem essa transição com uma abordagem estratégica e responsável: a coleta e o uso de informações devem ser feitos de maneira ética e de acordo com as regulamentações, garantindo a privacidade e a segurança dos clientes.

Não podemos negar que a transformação dos negócios em ecossistemas de alta escala com o uso de dados, analytics e IA é uma jornada desafiadora, porém essencial para as companhias que desejam prosperar de forma sustentável, se destacar e ter sucesso a longo prazo.

Mateus Magno é CEO da Sambatech