Pular para o conteúdo

Coletores de recicláveis da Festa do Peão de Barretos receberam uniforme e orientações do Universo Bem Me Quer

Expectativa é de que mais de 70 pessoas atuem na coleta de resíduos do evento, recebendo o suporte do UBQM, uma ação do Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano

São mais de vinte anos atuando para que as pessoas que buscam nas toneladas de resíduos gerados pela Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos o material reciclável para ter renda extra possam atuar de forma digna, com segurança e acolhida humanizada. O projeto Universo Bem Me Quer transformou os antigos “catadores de latinhas” em profissionais cujo o trabalho é visto como um benefício social e ambiental, oferecendo toda a estrutura necessária para auxiliar no trabalho, como alimentação de qualidade diariamente, acesso à água para hidratação, uniforme de identificação, equipamentos de segurança, kits de higiene, palestras e espaço para descanso, além de outras ações motivacionais, tudo gratuitamente.

Na quinta-feira, primeiro dia do evento, os coletores receberam os uniformes de identificação do UBQM e participaram da reunião de orientações gerais para a atuação na Festa de forma a rentabilizar o trabalho em harmonia com a programação de todos os outros setores do Parque do Peão.

O Universo Bem Me Quer é projeto socioambiental do ICDH – Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano, que organiza ações baseadas nos três pilares da sustentabilidade: o ambiental, o econômico e o social. No ano de 2022 o projeto retirou do meio ambiente cerca de 27 toneladas de resíduos, que foram destinados a reciclagem, entre latinhas de alumínio, embalagens plásticas, papelão limpo e outros materiais reutilizados pela indústria.

Todo o trabalho de coleta e destinação dos resíduos é coordenado por Os Independentes, organizadores do evento, em parceria com empresas de reciclagem, recolhendo material reciclável pelas ruas do Parque, camping e estádio de rodeios e shows. Cada agente ambiental é remunerado por quilo recolhido e o trabalho do Universo Bem Me Quer é realizado gratuitamente para eles, sendo custeado pelo do ICDH, pensando na humanização de todo o processo de gestão de resíduos, com o objetivo de levar dignidade, respeito e autoestima aos agentes.

Apenas no primeiro dia do evento, quinta-feira, 17 de agosto, foram coletados 128 quilos de garrafas PET e 1,3 toneladas de latas de alumínio. A previsão é de que neste ano a coleta de recicláveis passe de 30 toneladas de material retirado para destinação correta.

ICDH

Além do Universo Bem Me Quer, o ICDH – Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano, está coordenando a Campanha “Seguuuuuuura a Emoção”, de consumo consciente de bebida alcoólica durante a Festa, numa parceria com a Ambev. O Instituto é uma associação sem fins lucrativos que congrega forças de diversas empresas, entidades e pessoas com objetivo de promover o desenvolvimento humano em diversos âmbitos, com a finalidade de realizar, apoiar, incentivar e patrocinar atividades relacionadas direta ou indiretamente com a educação, formação profissional, cultura, música, informação, esporte, meio ambiente e com o desenvolvimento de tecnologias sociais. Para saber mais: www.icdh.org.br.

Fotos: Diego Viana