Pular para o conteúdo

 Festa do Peão de Barretos oferece atendimento odontológico para urgências e emergências

Inaugurado em julho de 2017, o Centro Odontológico Dr. Luiz Agostinho da Silva Brandão atende gratuitamente com excelência o público da Festa do Peão de Barretos. Neste ano, evento também conta com serviço de prevenção ao câncer bucal

A unidade de atendimento localizada dentro do Parque do Peão tem parceria com a Unimed Odontologia, UNIFEB – Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, APCD – Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, DVI – Radiologia e com o Hospital de Amor. O Centro Odontológico Dr. Luiz Agostinho da Silva Brandão possui quatro espaços odontológicos totalmente equipados e atende também os competidores do rodeio e até artistas que precisam de cuidados em momentos de urgência e emergência.


Entre os serviços disponíveis está o raio X panorâmico pela DVI – Radiologia. “Assim, é possível analisar e fechar um diagnóstico preciso do paciente, além de oferecer o tratamento correto”, explica Renata Manzano, diretora da DVI.

Ainda de acordo com Renata, existem pacientes que retornam todos os anos para fazer novos procedimentos.
Os atendimentos ocorrem das 14h às 20h e são realizados por alunos do 4º ano de Odontologia do UNIFEB, com supervisão de seus professores.

“É uma oportunidade muito gratificante e uma grande experiência poder atender estes pacientes. Muitos são pessoas que vêm para trabalhar na Festa e não teriam essa oportunidade em outro evento”, explica o estudante do 4º ano de Odontologia Bruno Silveira Resende Barbosa.

Dr. Walter Antonio de Almeida é professor do curso de Odontologia do UNIFEB e destaca a importância desta experiência para os estudantes. “Neste atendimento, os alunos colocam em prática o que aprenderam no Centro Universitário, atendendo pessoas de todas as classes sociais e com os mais diversos problemas bucais”, ressalta.

Neste ano, o Centro Odontológico conta, ainda, com a parceria com o Hospital de Amor. Em um ônibus equipado com sala odontológica são realizados exames para prevenção do câncer bucal.

“A prevenção do câncer de boca é de extrema importância considerando que, atualmente, a incidência entre as mulheres ocupa a 14ª posição e, entre os homens, a 5ª posição. Se durante o exame algo anormal é detectado, o paciente é encaminhado para biopsia e, se for preciso, para tratamento no Hospital de Amor”, detalha Paula Carvalho Ribeiro, coordenadora de prevenção do Hospital de Amor.

Dr. Lúcio António Pereira, presidente da APCD – Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, explica que os parceiros do Centro Odontológico agregam ainda mais qualidade ao atendimento. “Estamos aqui com um serviço sui generis na América do Sul e talvez no mundo, considerando a grandiosidade da nossa Festa. Não tem nenhum outro evento que oferece um serviço como este”, finaliza.

O evento

A Festa do Peão de Barretos segue até domingo, dia 27, recebendo diariamente competições de rodeio, atrações culturais, shows musicais, atividades infantis, entre outros atrativos.

A programação completa está disponível no site de Os Independentes.