Pular para o conteúdo

Problemas decorrentes de um CPF irregular

O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um documento fundamental no Brasil, utilizado em uma ampla gama de transações e processos burocráticos. No entanto, em certas circunstâncias, um CPF pode ser cancelado, suspenso, nulo ou ficar pendente de regularização, o que pode resultar em uma série de problemas e dificuldades, desde  restrição do acesso a serviços financeiros essenciais como abrir contas, solicitar empréstimos, obter cartões de crédito, até dar entrada em processos legais, como ações judiciais, inventários e outros obstáculos, que podem impedir o exercício dos direitos legais, prejudicando o acesso à justiça e dificultando a resolução de questões importantes, como contratos de locação, financiamentos e compras a prazo.

Outro agravante de um CPF irregular refere-se às restrições ao acesso a benefícios governamentais, pois muitos programas de assistência exigem o CPF para conceder aposentadoria, seguro-desemprego, auxílio emergencial, entre outros, impedindo a pessoa de recebê-los, mesmo que preencha todos os critérios necessários.

Por último, um CPF cancelado também pode trazer consequências negativas para a vida profissional, visto que muitos empregadores solicitam o documento para fins de contratação e registro do funcionário. A situação cadastral de um CPF é identificada das seguintes formas:

  1. Regular: quando não há pendências no cadastro do CPF;
  2. Pendente de regularização: quando o contribuinte deixa de entregar alguma Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF);
  3. Suspensa: quando os dados da pessoa física estão incorretos ou incompletos no sistema;
  4. Cancelada: quando o CPF é cancelado por decisão administrativa, judicial ou por falecimento do contribuinte;
  5. Nula: quando for constatada alguma fraude na sua inscrição.

A grande maioria dos problemas ocorre com o CPF na situação de Pendente de Regularização, o que também é uma situação crítica para o contribuinte, pois fica impedido de abrir crediário em lojas, abrir conta corrente ou poupança, fazer empréstimos, fazer passaporte, participar de concursos públicos, receber aposentadoria, assinar financiamento habitacional e, até mesmo, receber prêmios de loteria, e podendo os bancos encerrar a conta corrente em um prazo de 90 dias. Chama a atenção que dois problemas comuns tornam um CPF Pendente de Regularização:

  • Ficar sem votar e não justificar. Neste caso, deve-se primeiramente regularizar o Título de Eleitor no Tribunal Eleitoral da sua região, o que pode ser feito diretamente no Portal do Tribunal Superior Eleitoral, em três passos simples: consultar a situação eleitoral; realizar a quitação das multas; regularizar o título.

 

  • Pendências junto à Secretaria da Receita Federal.  Neste caso, deve-se inicialmente verificar a origem da pendência, acessando o aplicativo gov.br ou o próprio site da SRF em Pesquisa de Situação Fiscal e verificar se não há falta de entrega de alguma declaração. De maneira geral, a regularização é feita no próprio site, bastando seguir um passo a passo muito simples: 1º: abra o site da Receita Federal. Procure a guia “Serviços”; 2º: desça a página e procure por “CPF”, no lado direito; 3°: procure pela opção “Regularizar Cadastro no CPF”; 4°: em seguida, o site vai abrir o formulário para preencher com os seus dados. Assim que preenchido, clique em “Enviar” no fim da página e pronto. Sua solicitação para regularizar o seu CPF foi realizada, e o seu CPF estará válido novamente.

Um CPF válido desempenha um papel fundamental na vida cotidiana, sustentando a identificação e autenticação em várias transações financeiras, governamentais e comerciais, sendo um documento válido e essencial para prevenir fraudes e atividades ilícitas, fortalecendo a confiança nas transações digitais, tornando os processos mais seguros e transparentes.