Pular para o conteúdo

Como incentivar seu filho no esporte sem pressioná-lo

Apoio familiar é essencial para o aumento de confiança dos atletas e até mesmo à permanência na prática esportiva

É importante encontrar um equilíbrio para manter a relação dos pequenos com a atividade física e a competitividade saudáveis.

Levar para treinos, acompanhar campeonatos e se preocupar quando caem faz parte do dia a dia de pais que apoiam os filhos no esporte,

Mas a tarefa não é tão simples e para alcançar uma rotina saudável, sem prejudicar o desenvolvimento dos pequenos, mantendo cuidados com educação, alimentação e lazer, é preciso de regra e disciplina.

Daniel Franzé, preparador físico e responsável pelos treinos do próprio filho, explica que o primeiro suporte é o da própria família,

“É essa interatividade que leva ao aumento de confiança dos atletas e até mesmo à permanência na prática esportiva, É comum vermos cenas de pais gritando nas arquibancadas sem parar ou familiares impondo uma rotina massacrante aos filhos e tais comportamentos fazem pensar sobre os limites do apoio prestado pelos responsáveis na trajetória dos pequenos. O incentivo não tem qualquer relação com obrigar ou impor regras. O incentivo é mostrar naturalidade. Aceitar derrotas e vibrar nas vitórias”, explica Daniel.

Qual a importância de apoiar os filhos no esporte?

Para ele, os pais e responsáveis são os principais influenciadores no processo de iniciação de práticas esportiva e desenvolvimento futuro dos filhos no esporte.

Segundo o profissional, a influência acontece desde quando estão presentes nas escolhas dos filhos de começarem a praticar esportes, bem como no incentivo e acompanhamento ao longo do desenvolvimento esportivo.

“Os pais podem tanto ser facilitadores dos processos relacionados ao esporte como dificultadores. Facilitam quando agregam e se colocam disponíveis para o crescimento e evolução dos seus filhos, os incentivando e respeitando suas motivações, escolhas e momentos. No entanto, são dificultadores quando impõem pressões ou não incentivam os filhos, fazendo assim papel contrário do que se espera por parte dos pais ou responsáveis”, explica o preparador físico.

Daniel treina o próprio filho desde os 03 anos de idade e, hoje, aos 07 anos, Benjamin Franzé já soma 22 medalhas – 10 de ouro, 07 de prata e 05 de bronze.

Contando com uma equipe técnica direcionada, sob os cuidados da Equipe de Jiu-jitsu Rilion Gracie ingleses, o time se completa.

Para pai e filho, o apoio mútuo tem levado a bons resultados. O pequeno não abre mão de ser criança e o pai acompanha cada batalha, para que todas as conquistas sejam comemoradas em família.

Sobre Benjamin Franzé:

Conhecido como Benja, o lutador de jiu jitsu é apaixonado pelo esporte desde os 03 anos.  e, agora, aos 07 já soma 21 medalhas conquistadas em campeonatos disputados pelo Brasil. Ao todo, são 09 de ouro, recebidas entre os principais torneios na categoria kids, 07 de prata e 05 de bronze. Sua última vitória foi pelo Campeonato Brasileiro, em São Paulo. Além desse título, Benjamin carrega conquistas nos campeonatos BadBoy e Mormaii. Atualmente passou por mais uma graduação de faixa, saindo da cinza para a cinza e preto. As próximas etapas que vai disputar esse ano são o Campeonato Sulamericano, no Rio de Janeiro; Open Classic e Mormaii.