Pular para o conteúdo

Captação e reaproveitamento de águas pluviais em edificações trazem economia e sustentabilidade

Prática contribui para o desenvolvimento de cidades resilientes; Amanco Wavin disponibiliza para o mercado solução que proporciona agilidade e eficiência frente aos sistemas convencionais de cisternas

O crescimento acelerado das cidades junto à verticalização das áreas urbanas traz diversos desafios para o mercado de infraestrutura, dentre eles a captação e o reaproveitamento das águas pluviais em edifícios. Essa é uma questão que vem crescendo e exigindo do setor soluções que apoiem no desenvolvimento de cidades resilientes.

Realizar a captação de águas pluviais e o seu reaproveitamento de forma sustentável, e que beneficie também a conservação da construção e do seu entorno, é uma estratégia importante para enfrentar os desafios relacionados à água. O potencial econômico dessa prática vai além do estrutural e consegue refletir em benefícios para o meio ambiente e para o bolso do cidadão.

Algumas das principais vantagens sustentáveis dos investimentos em captação e reaproveitamento de águas pluviais incluem a preservação dos recursos hídricos reduzindo a demanda sobre as fontes convencionais de água, redução do consumo de água para finalidades não potáveis como descargas, limpeza de pátios e irrigação de jardins, além de diminuir o volume de água que escoa diretamente para os sistemas de drenagem urbana, reduzindo assim o risco de enchentes.

Já quando falamos em benefícios estruturais e operacionais para a edificação, essa ação amplia ainda mais a sua atuação. Ao reaproveitar a água pluvial para atividades não potáveis, as edificações podem reduzir seus custos operacionais, especialmente em relação ao fornecimento de água tratada. Além disso, contar com um sistema como esse também traz tranquilidade, especialmente para áreas urbanas densamente povoadas, onde a impermeabilização do solo pode levar ao acúmulo de água durante chuvas intensas resultando em enchentes e podendo prejudicar o funcionamento de diversas estruturas e do fluxo da região.

“Precisamos ir além do tradicional sistema de reservatórios usado comumente em edificações. Hoje, vemos um crescimento acelerado das cidades e o mercado de construção civil precisa acompanhar as novas necessidades por meio de soluções inovadoras e sustentáveis”, avalia Alvaro Almeida, gerente comercial da área de Resiliência Climática Urbana (UCR) da Amanco Wavin.

Alternativas verdes e econômicas

A companhia vem desenvolvendo produtos cada vez mais alinhados com o conceito de cidades resilientes com foco em abastecimento de água seguro e eficiente, melhor saneamento e higiene. Um exemplo é o QuickStream, sistema sifônico em PVC muito comum nas edificações da Europa, e em expansão no mercado brasileiro. A tecnologia tem papel fundamental na captação de águas pluviais, tanto em coberturas de galpões e prédios comerciais, como em residências, por proporcionar mais agilidade e eficiência na instalação.

A sua tecnologia sifônica evita a entrada de ar na tubulação, permitindo uma redução no diâmetro dos tubos, reduzindo pontos de descida, aumentando a velocidade de escoamento e possibilitando a instalação do sistema na posição horizontal sem inclinação, ganhando pé direito. Dessa forma, diminui a quantidade de furações na cobertura e descidas, em relação aos produtos convencionais, gerando maior ganho de produtividade na obra.

“Além de ser um produto alinhado com o que o mercado precisa, contamos com uma equipe técnica e de projetos para prospecção e conversão a nível nacional, o QuickStream é uma solução rentável para as obras proporcionando um melhor custo global através da redução de pontos de descida, sistemas de infraestrutura (caixas de passagem e abertura de valas) e instalação com mão de obra especializada (junta com adesivo plástico PVC, sistema sem inclinação e leve) Por se tratar de um, sistema versátil, a instalação do QuickStream também reduz pontos extras que podem onerar manutenções futuras nos empreendimentos”, finaliza Thiago Thiesen, Gerente de Desenvolvimento de Produtos da Amanco Wavin.

O AquaCell, outra solução da Amanco Wavin, complementa o ciclo de reaproveitamento. O sistema de reservatórios para gestão de águas pluviais feito de plástico 100% reciclado, é leve, seguro e de fácil manuseio. Além de garantir o armazenamento adequado em tempos de estiagem, ele reduz o desperdício, contribuindo para cidades resilientes e para o uso racional da água.

Sobre a Amanco Wavin

A Amanco Wavin é uma das marcas comerciais da Orbia. Lançada em 2006 no Brasil, a Amanco Wavin tem o propósito de cooperar para o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento saudável e sustentável da sociedade, fabricando produtos inovadores e com alto padrão de qualidade. A marca atua nos mercados predial, industrial, de infraestrutura e de agronegócio.

Construção e Infraestrutura 

O negócio de Construção e Infraestrutura da Orbia é fornecedor de soluções inovadoras. Apoiado por mais de 60 anos de experiência em desenvolvimento de produtos, o grupo de negócios tem como objetivo construir ambientes saudáveis e sustentáveis para as pessoas. Seja para melhorar a distribuição de água potável, para tornar o saneamento acessível a todos, para criar cidades resilientes ao clima ou melhorar o desempenho da construção, a unidade de negócio colabora com líderes municipais, engenheiros, empreiteiros e instaladores para ajudar comunidades, edifícios e casas a se prepararem para o futuro. O negócio de Construção e Infraestrutura tem mais de 12 mil colaboradores em cerca de 65 locais de produção no mundo, atendendo a mais de 80 países por meio de uma rede global de vendas e distribuição.

Sobre a Orbia 

A Orbia é uma empresa movida por um propósito compartilhado: melhorar a vida ao redor do mundo. A Orbia atua nos setores de Soluções de Polímeros, Construção e Infraestrutura, Agricultura de Precisão, Soluções de Conectividade e Soluções Fluoradas. Os cinco grupos empresariais da Orbia têm foco coletivo na expansão do acesso à saúde e ao bem-estar, reinventando o futuro das cidades e casas, garantindo a segurança alimentar e hídrica, conectando as comunidades à informação e acelerando a economia circular com materiais básicos e avançados, produtos especiais e soluções inovadoras. A empresa tem um time global com mais de 23 mil colaboradores, atividades comerciais em mais de 110 países e operações em mais de 50, com sedes globais em Boston, Cidade do México, Amsterdã e Tel Aviv. A empresa gerou US$ 9,6 bilhões em receita em 2022.