Pular para o conteúdo

Especialista indica cuidados com cabelo e pele durante temporada de ventos

Até o fim de outubro, moradores do litoral e da região serrana do Ceará estarão enfrentando efeitos da temporada de ventos fortes. Com isso, alguns cuidados devem ser mantidos com a pele e o cabelo para evitar maiores danos durante o período. A médica especialista em dermatologia e saúde capilar, Carolina Fechine, explica que o excesso de vento leva ao ressecamento dos fios e da pele. Além disso, a exposição aumentada a diversos poluentes provocam danos à haste capilar, o que tem consequências como o aumento do frizz.

Ficar atento à hidratação, ao uso de antioxidantes e fotoproteção são alguns cuidados que reduzem o impacto dos radicais livres e minimizam os efeitos negativos na pele e nos cabelos, destaca a doutora Carolina Fechine.

Confira algumas orientações da médica para se precaver em locais mais expostos, como praias e campos abertos.

  • Utilizar acessórios como chapéus, bonés e óculos escuros e roupas com fator de proteção solar;
  • Umedecer pele e cabelos durante a exposição, o que pode ser realizado com água termal ou banhos de água doce antes de entrar em piscinas ou no mar;
  • Usar produtos adequados ao seu tipo de pele e cabelos como filtro solar, protetores térmicos e hidratantes;
  • Atenção ao pentear e desembaraçar os fios, evitando tração excessiva e quebras.

Os cuidados também variam de acordo com o tipo de cabelo. Quem tem fios curtos se beneficia de boa cobertura através de bonés e chapéus para reduzir os danos. Para fios longos, são indicados penteados como tranças, associados a protetores térmicos. A médica alerta que os fios cacheados sofrem mais com o ressecamento do que fios lisos e devem ter seus cuidados potencializados.

E o que fazer no restante do ano? A especialista indica que a limpeza, hidratação e fotoproteção “é a tríade básica de cuidados com a pele que deve ser individualizada”. Ainda completa: “no caso dos cabelos, lavagem em frequência adequada, variando com tipo de couro cabeludo e de fio, hidratação e cuidados cosméticos umectantes devem fazer parte de uma rotina saudável. Além de manter sua consulta dermatológica em dia!”.