Pular para o conteúdo

5 Dicas para cuidar da pele no inverno

É preciso cuidar da sua pele durante todo o ano, porém, durante o inverno, esse cuidado deve ser redobrado para manter a saúde da sua pele em dia. Por isso, separamos 5 dicas de cuidados com a pele no inverno que podem te ajudar a saber como adequar a sua rotina de skincare para o inverno.

Dessa forma, você vai saber exatamente o que fazer para preparar a sua pele de forma que ela não sofra danos por causa do vento e do frio.

Quer saber quais são as 5 dicas de cuidados que você precisa ter com a sua pele no inverno? Basta conferir até o final do conteúdo que preparamos para você!

Não tome banhos muito quentes

A primeira dica de cuidado com a pele durante o inverno pode ser a mais difícil de cumprir: evitar tomar banhos muito quentes nos dias frios. Isso porque, mesmo que o banho quente dê uma sensação boa de relaxamento, a água muito quente remove toda a proteção da pele, fazendo com que ela fique ainda mais ressecada.

Por isso, prefira banhos mais mornos, mesmo durante o inverno, ou então tome banhos mais rápidos, evitando que a pele resseque muito.

Hidrate sua pele

A hidratação é essencial durante todo o ano, porém, durante o inverno ela se torna ainda mais importante para evitar aquela sensação ressecada na pele. Por isso, hidrate a sua pele com produtos recomendados para o seu tipo de pele, e não se esqueça da hidratação do rosto.

Isso porque, o rosto é a parte mais exposta durante o inverno, uma vez que o restante do corpo geralmente está coberto pelas roupas de frio. Dermatologistas no Rio de Janeiro recomendam que a hidratação seja feita até mesmo por pessoas com pele oleosa, utilizando produtos específicos para esse tipo de pele.

Não se esqueça do protetor solar

O protetor solar não deve ser deixado de lado, mesmo durante os meses frios. Isso porque, mesmo com o sol mais fraco no inverno, os raios ultravioleta atingem a pele, acelerando o envelhecimento das células e até mesmo aumentando as chances de desenvolvimento de câncer de pele.

Ou seja, mesmo que o sol seja mais fraco e não cause as queimaduras de sol que são frequentes durante o verão, ele acelera o envelhecimento da pele. Então, não se esqueça de utilizar o protetor solar diariamente, mesmo nos dias nublados.

Hidrate seus lábios

Além de hidratar a pele, é preciso também hidratar os lábios, pois a pele fina dos lábios sofre ainda mais com os efeitos do vento e do frio. Por isso, lembre-se de ter sempre um hidratante labial por perto, para utilizá-lo várias vezes durante o dia, melhorando a hidratação da área.

Além disso, é importante se lembrar de não lamber os lábios para evitar a sensação de ressecamento. Isso porque, mesmo que o hábito dê um alívio temporário, ele vai piorar muito o ressecamento dos lábios, podendo até mesmo começar um sangramento.

Por isso, lembre-se de utilizar sempre um hidratante labial de forma a cuidar dos seus lábios da melhor forma durante o inverno.

Tenha cuidado com a esfoliação

Por último, mas não menos importante, outra dica de cuidado com a pele no inverno é ter cuidado com a esfoliação. Isso porque, utilizar buchas ou até mesmo produtos esfoliantes durante o inverno pode prejudicar a sua pele.

Mesmo que seja importante remover as células mortas, durante o inverno, a pele fica mais sensível e esfoliar demais pode fazer com que ela perca ainda mais a hidratação natural.

O efeito é o oposto do que a esfoliação promete e você fica com a pele com aparência ressecada e até mesmo descascando. Por isso, diminua a frequência de esfoliação durante os meses mais frios e aposte em hidratantes potentes para manter a hidratação da pele.

Dessa forma, você evita possíveis coceiras e reações alérgicas por causa do ressecamento da pele, deixando-a pronta para aproveitar o frio da melhor forma possível.

Agora você já sabe quais são as 5 dicas de cuidados com a pele no inverno. Então só precisa colocar todas as dicas em prática na sua rotina de cuidados e deixar a sua pele muito mais saudável.