Pular para o conteúdo

Tereos renova parceria com Hospital de Amor de Barretos (SP) para doação de energia elétrica sustentável

Por meio da parceria, que existe desde 2012, a Tereos já doou 9.300 MWh de energia limpa proveniente da biomassa da cana-de-açúcar
Fachada do Hospital de Amor, antigo Hospital do Câncer, de Barretos (SP)
A Tereos, uma das empresas líderes na produção de açúcar, etanol e bioenergia do país, renovou por mais uma safra sua parceria com o Hospital de Amor, de Barretos (SP), para doação de energia elétrica produzida pela empresa por meio da biomassa da cana-de-açúcar. A empresa fornece, anualmente, 1.050 MWh de energia por ano ao hospital. O volume atende o consumo das unidades Antenor, Infantil e São Judas da instituição.
A parceria da Tereos com o Hospital de Amor foi firmada em 2012 e, desde então, a empresa já doou 9.300 MWh de energia ao hospital, volume equivalente ao consumo de 4.700 residências no período de 1 ano. O acordo garante que parte da energia consumida seja proveniente de uma fonte de energia limpa e renovável – a biomassa da cana.
“Para nós, é muito gratificante renovarmos a parceria com o Hospital de Amor por mais um ano. Essa parceria de longa data é bastante estratégica para a Tereos pois, além de estimular a ampliação do uso de fontes renováveis de energia, também reforça nossa preocupação com as comunidades em que atuamos, contribuindo de maneira positiva com a população local”, comenta Douglas Leonardo Souza, gerente de Relações Institucionais da Tereos.
Produção de energia limpa
Na Tereos, a energia elétrica é obtida a partir da cogeração da biomassa da cana-de-açúcar, sua principal matéria-prima. Na safra 23/24, a empresa projeta a produção de 1,5 GWh de energia elétrica gerada a partir de resíduos de cana de açúcar. A energia é utilizada em suas próprias operações e o excedente é comercializado ou doado.
Sobre a Tereos
Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 12.000 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana-de-açúcar, cereais e batata. Com operação em 15 países, mais de 40 unidades industriais e o compromisso de 15.000 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2021/22, o Grupo obteve um faturamento de € 5,1 bilhões.
Tereos no Brasil
A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.