Pular para o conteúdo

Dicas imperdíveis de como sair das dívidas e ficar no azul

Aprenda como sair das dívidas com dicas fundamentais! Tenha mais qualidade de vida e liberdade financeira em poucos passos!

Se está à procura de como sair das dívidas, então chegou ao lugar certo! As dívidas são um pesadelo na vida de qualquer brasileiro, no entanto, é possível, sim, sair das armadilhas que as contas atrasadas apresentam.

Com o planejamento correto e uma boa dose de disciplina, você vai acabar com as dívidas e ter uma vida financeira mais saudável. Para te ajudar, separamos as melhores dicas para você transformar sua situação financeira. Confira!

Qual a importância de sair das dívidas?

Ter uma vida de dívidas é muito prejudicial para qualquer pessoa. Independentemente de sua classe social, estilo de vida ou até mesmo de suas economias, viver com dívidas é uma verdadeira dor de cabeça e, por isso, é extremamente importante se livrar delas de maneira rápida, prática e com a maior eficiência possível.

Dívidas quando acumuladas só tendem a aumentar, afinal toda conta tem uma taxa de juros cobrada após a sua data de vencimento. Se não for paga, a dívida também pode acarretar problemas judiciais, o nome do devedor vai a protesto e pode até mesmo se tornar uma tomada compulsória dos seus bens.

Outro efeito negativo da presença das dívidas é que todo serviço de crédito, como empréstimos, financiamentos e solicitações de cartões, podem ser barrados para o seu nome e CPF.

Saber como sair das dívidas é fundamental para que sua vida seja mais tranquila e sem dores de cabeça.

14 Dicas para você de como sair das dívidas

Ter uma vida financeira saudável não é um luxo e nem mesmo exige conhecimentos sobre finanças que sejam superiores ou avançados. Com práticas simples, mas eficientes, você poder ver suaseconomias prosperarem.

Abaixo, disponibilizamos dicas importantes para que você consiga entrar em dia com sua vida financeira.

Essas dicas farão toda a diferença para colocar sua rotina econômica no lugar. Com elas, você terá muito mais liberdade, poderá aproveitar melhor seus rendimentos, salários e até mesmo possíveis investimentos. Veja:

1. Anote todas suas pendências financeiras

O primeiro passo para se organizar com suas contas é anotar suas pendências financeiras. Veja quais são suas contas mais urgentes e as anote de maneira sistemática e organizada.

Em um documento, anote todas as informações relevantes, como data de pagamento, vencimento, se é urgente ou não, sua descrição e, claro, seu valor.

Faça isso de maneira mensal, mas lembre-se de contas que não são exatamente mensais, como a compra de um botijão de gás, possíveis idas ao mercado que sejam bimestrais e outras contas que não sejam pagas de 30 em 30 dias.

2. Consulte seu CPF em birôs de crédito

Descobrir se está com o nome sujo é outro passo importante, afinal com o CPF inadimplente, se tem muita dificuldade em conseguir crédito no mercado com boas condições para pagamento e taxas de juros baixas.

Acesse a plataforma de um birô de crédito, faça seu cadastro e login na sua conta para descobrir a situação do seu CPF.

3. Defina um planejamento financeiro

A primeira etapa deste planejamento é definir seus objetivos e metas. Qual a quantidade de dívidas que quer pagar e também em quanto tempo.

Assim, seus planos já terão um norte e uma estrutura muito mais definida, com passos mais claros que podem ser executados com maior controle e objetividade. Detalhe todo o planejamento para facilitar na hora de executá-lo.

4. Negocie suas dívidas

Procure negociar suas dívidas, em especial aquelas com bancos e financeiras. Mas de qualquer modo, birôs de crédito, como o Serasa, também disponibilizam negociações e acordos de dívidas muito interessantes, com condições de pagamentos mais facilitadas e descontos. Ótimas oportunidades para quitar suas dívidas.

Dependendo, se sua dívida for muito antiga, empresas de recuperação de crédito podem oferecermelhores condições de pagamento.

Uma bem conhecida é a Recovery, que pode oferecer acordos com maior número de parcelas e descontos exclusivos. Inclusive, é uma parceira da Serasa Limpa Nome e presta esse serviço para diversas empresas, bancos e instituições financeiras.

Para você saber mais dessa oportunidade, confira esse artigo e saiba como fazer acordo com a Recovery!

5. Tenha bons hábitos financeiros

Não adianta aprender como sair das dívidas se no futuro você voltar a elas. Por isso é fundamental criar hábitos financeiros saudáveis, que irão te guardar para não voltar a acumular mais e mais dívidas. Esses hábitos garantirão uma vida financeira muito mais ordenada e entre os principais podemos destacar:

  • Evite o uso excessivo de cartões de crédito;
  • Consulte de maneira constante seu nome em birôs de crédito;
  • Pague suas contas antes do vencimento;
  • Tenha uma lista de contas a pagar;
  • Mantenha seus gastos na ponta do lápis;
  • Tenha um estilo de vida econômico.

Com esses poucos hábitos, a ideia de se endividar ficará mais longe do que nunca! São formas eficientes e eficazes de conseguir se manter o mais controlado possível. Não deixe de ainda utilizar de maneira mais estratégica todas as dicas que colocamos aqui, assim seus esforços irão render muito mais.

6. Evite fazer novas contas

Enquanto estiver endividado, evite ao máximo fazer novas contas, esse não é um hábito que irá contribuir para sua vida financeira.

Enquanto houver dívidas, o foco é se livrar do que já existe e esperar bastante antes de começar a contrair novas despesas. E mesmo depois de pagas, faça apenas dívidas de forma consciente.

7. Priorize pagar as dívidas com juros altos

Geralmente, quanto mais alta uma dívida, mais urgente, pois o sistema de juros que funciona para a maior parte dessas contas é de juros compostos, o que faz com que o valor se acumule em juros sobre juros.

Também verifique o valor dessas taxas, pois podem variar bastante de um local para outro. Sempre priorize as dívidas com juros altos para evitar que se tornem verdadeiras montanhas de despesas.

8. Cumpra com seus acordos financeiros

Quando realizar acordos financeiros com suas contas, não deixe de pagá-las em dia. Isso evita que suas dívidas fiquem ainda maiores e também estimula que outras empresas sigam o mesmo exemplo e liberem mais acordos para suas dívidas.

Procure também os melhores acordos para não criar renegociações pouco interessantes.

9. Faça uma reserva de emergência

Uma reserva de emergência é fundamental se você quer saber como sair das dívidas. Nunca se sabe quando haverá um imprevisto e mesmo após pagar todas suas dívidas ainda mantenha esse hábito, ele é ótimo para se ter uma vida financeira saudável.

Reservas de emergências podem ser poupanças e até mesmo investimentos, desde que sejam confiáveis. Junte o montante de dinheiro que cubra 6 meses de gastos e despesas.

10. Tenha um consumo consciente

Durante o processo de pagamento das dívidas, busque educar seu consumo, evitando gastos desnecessários, compras opulentas e focando mais no básico e essencial.

Esse é um diferencial que somente aqueles com um consumo financeiro saudável costumam adotar. Assim, você poderá se resguardar de não fazer mais dívidas.

11. Busque estudar sobre finanças

Como comentamos, o processo de como sair das dívidas não exige necessariamente um estudo aprofundado sobre economia, apenas o básico sobre educação financeira é o suficiente.

No entanto, um bom estudo sobre finanças, e claro, revisar o básico, é uma ótima forma de evitar novos problemas financeiros.

12. Monitore todas suas pendências

Essa é uma ótima forma de garantir que tudo será pago na devida ordem e que também não haverá nenhuma compra sem pagar. Com esse controle, suas finanças finalmente estarão muito bem organizadas e estruturadas.

13. Procure ter uma renda extra

Ter uma renda extra é ótimo para suas finanças! Claro que nem sempre essa renda extra é fácil de se obter, no entanto, se for possível, tente conseguir um reforço para sua renda. Há diversos tipos de renda extra, investimentos, trabalhos paralelos, sociedades, entre outras formas de ganhar dinheiro.

14. Invista quando puder

E por fim, uma dica que se encaixa muito bem com a anterior é ter um investimento financeiro. Invista quando puder em opções seguras, que forneçam um retorno quase garantido e que, mesmo baixo, contribuam para seus rendimentos mensais e anuais.

Dê preferência aos investimentos de renda fixa e fuja de investimentos arriscados.

Com essas dicas de como sair das dívidas, você poderá ter uma vida financeira com muito mais liberdade, sempre optando por aquilo que faz sentido para sua situação financeira. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!