Pular para o conteúdo

A prevenção do câncer de mama deve acontecer diariamente

Na semana do Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, celebrado em 19 de outubro, especialista destaca importância de adotar hábitos saudáveis para reduzir fatores de risco comportamentais da doença

Entramos no Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização para o controle do câncer de mama, tumor mais incidente em mulheres no Brasil (depois do de pele não melanoma).

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estão previstos 74 mil novos casos da doença por ano no país até 2025, com maior incidência nas regiões sudeste e sul.

“O diagnóstico não é uma sentença de morte. As pessoas precisam saber que o câncer de mama tem cura e a chave para o sucesso do tratamento é descobrir a doença o quanto antes”, destaca Anna Lya Menezes Martins, mastologista do Hospital São Luiz São Caetano.

Isso porque quanto diagnosticado precocemente a chance de cura do câncer de mama chega a 95%. Entre as principais estratégias de rastreamento está a realização do exame de mamografia, que pode detectar focos da doença ainda em estágios iniciais.

“Realizar exames e consultas periódicas e conhecer o seu próprio corpo são essenciais quando falamos em câncer de mama. No entanto, temos que ter em mente que o cuidado e a prevenção devem fazer parte do cotidiano e integrar as escolhas realizadas diariamente”, alerta Dra. Anna Lya.

Isso porque entre os principais fatores de risco da doença estão questões relacionadas ao estilo de vida, como consumo de álcool, alimentação, sobrepeso e obesidade, sedentarismo, entre outros.

“São fatores comportamentais, ou seja, que temos controle e podemos reduzir significativamente apenas adotando hábitos mais saudáveis”, complementa a especialista do São Luiz São Caetano.

O Hospital, primeiro da bandeira São Luiz fora da capital paulista, conta com mais de 37 mil metros quadrados e foi projetado deste o início para proporcionar aos cidadãos do ABC uma estrutura moderna e de alta qualidade.

Confira algumas dicas de prevenção importantes:

– Evite o consumo de álcool;

– Mantenha uma alimentação saudável, com alimentos naturais e variedade de nutrientes;

– Controle o seu peso;

– Pratique atividades físicas regularmente;

– Realize consultas e exames preventivos anualmente;

– Conheça o seu corpo e fique atenta a mudanças nas mamas e axilas;

– Ao identificar qualquer alteração, busque atendimento médico especializado.