Pular para o conteúdo

Jasmine traz 7 recomendações para prevenir o câncer de próstata

A marca referência em alimentação saudável traz orientações importantes para a saúde do homem, dentre elas, os principais fatores de risco relacionados à doença, como o sobrepeso

Apesar de o câncer ser bastante conhecido, o câncer de próstata no Brasil passa longe nas rodas de conversas entre o público masculino. Isso porque o assunto ainda é considerado um tabu, visto que a prevenção envolve o receio com relação aos exames preventivos e tratamento. O desconhecimento sobre a patologia é um dos fatores que distancia o homem dos cuidados com a própria saúde.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença deve atingir, ao longo desse ano, 71.730 novos casos, sendo o tipo mais frequente em homens brasileiros, depois do câncer de pele. O surgimento pode acontecer por diversos fatores, como idade, histórico familiar, sobrepeso e o estilo de vida como um todo.

A fim de esclarecer o tema, que ganha destaque com a campanha Novembro Azul, e contribuir para a saúde e qualidade de vida do público consumidor, Jasmine Alimentos explica sobre o diagnóstico da doença e traz recomendações eficazes para incluir na rotina alimentar. Confira!

Diagnóstico

Muitas vezes, o câncer de próstata surge de forma silenciosa, sem qualquer sinal de ameaça à saúde do homem o que impacta na eficácia do tratamento, já que, muitas vezes, o diagnóstico acontece apenas quando a patologia já atingiu níveis avançados.

Em casos de indícios como: presença de sangue na urina, incômodo ao urinar, jato urinário mais fraco do que o normal, dor durante a ejaculação ou necessidade de urinar com mais frequência, principalmente à noite, é imprescindível buscar a avaliação médica.

De qualquer modo, a partir dos 40 anos, alguns exames específicos são importantes para a identificação da doença. No exame de toque retal, por exemplo, o médico avalia tamanho, forma e textura do órgão, enquanto o exame de PSA mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, denominada Antígeno Prostático Específico (PSA). Quando essa proteína atinge níveis elevados, pode surgir o câncer, que nem sempre é maligno. Caso seja encontrada alguma alteração, é necessário fazer a biopsia.

Atualmente, existem tratamentos eficazes disponíveis, mas vale lembrar que quando diagnosticado nos estágios iniciais, o câncer de próstata tem 90% de chance de cura. Por isso, mantenha suas consultas médicas em dia.

As chaves para a prevenção da doença

Além da visita ao médico para a realização dos exames preventivos, é importante evitar o consumo de álcool e tabagismo, além de praticar atividades físicas por, pelo menos, 30 minutos diariamente. Isso se justifica porque o sobrepeso também é um dos fatores de risco. Mas, além do exercício, investir em uma alimentação saudável é um passo importante para a manutenção da saúde. “O estilo de vida como um todo conta muito para o desenvolvimento e desfecho da doença. Nesse sentido, boas escolhas alimentares exercem papel primordial para o bom funcionamento do sistema imunológico, que, quando fortalecido, terá maiores chances de combater o que for preciso, protegendo o organismo”, destaca a nutricionista e consultora de Jasmine, Adriana Zanardo.

Para melhorar as respostas do sistema imunológico, prevenir a doença e manter a eficácia durante o tratamento, aplique essas 7 dicas de Jasmine em seu dia a dia:

Opte por incluir mais alimentos nutritivos e menos alimentos processados em suas refeições – As verduras, legumes, frutas e grãos integrais são excelentes opções, além de castanhas, sementes, azeite e peixes;

Reduza o consumo de carne vermelha – A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta o consumo de 300g por semana. Vale também limitar ao máximo a ingestão de carnes processadas (curadas, salgadas, fermentadas e defumadas);

Invista em alimentos ricos em ômega 3 – O nutriente possui ação anti-inflamatória e antioxidante, que pode auxiliar na diminuição do risco da patologia. Essa gordura benéfica está presente na linhaça Jasmine e chia;

Acrescente fibras à sua dieta – Uma microbiota intestinal saudável contribui para a defesa do organismo. As fibras estão presentes em verduras, legumes, frutas, sementes e grãos integrais diversos como aveia e quinoa.

Valorize mais a vitamina E – O nutriente tem sido eficaz na inibição do crescimento de células cancerígenas da próstata. Esse tipo de vitamina está presente no gergelim e linhaça, bem como nos vegetais folhosos verdes escuros (espinafre, couve e agrião), entre outros.

Na dúvida, inclua tomate em suas refeições – Os estudos científicos mostram que a ingestão de licopeno (presente no tomate) ao longo da vida pode auxiliar na prevenção do câncer de próstata, pois o composto bioativo possui atividade anticancerígena, prejudicando a formação e a multiplicação das células afetadas. O alimento contribui, ainda, durante a fase de tratamento da doença.

Evite o excesso de gordura – O consumo limitado de gordura saturada pode auxiliar na prevenção do câncer e de outras doenças. Assim, é importante fazer a troca de frituras, empanados e produtos ultraprocessados por opções mais saudáveis.

Para conhecer o portfólio completo da marca acesse www.jasminealimentos.com

Sobre a Jasmine Alimentos:

A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos verdadeiramente saudáveis, práticos e saborosos. A operação da Jasmine começou de forma artesanal há 30 anos, no Paraná. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde setembro de 2022, a marca pertence à M. Dias Branco – líder nacional em massas e biscoitos. A empresa possui mais de 17 indústrias e 28 centros de distribuição instalados em diferentes estados brasileiros, assim como processos de exportação para mais de 40 países. Mais informações: www.jasminealimentos.com.

Sobre a M. Dias Branco  

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 18 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, assumiu a liderança também em cookies integrais, granolas e pães sem glúten. É referência em produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro de 2022, anunciou sua primeira aquisição internacional, a LasAcacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca Fit Food, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e massas feitas de milho. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.