Pular para o conteúdo

Pilates para atletas: confira os benefícios do método para o desempenho esportivo

LeBron James, Aly Raisman e Rafael Nadal são alguns dos atletas que praticam o Pilates

O Pilates é uma prática de exercício que tem conquistado atletas de todas as modalidades e se revelado como um segredo valioso para otimizar o desempenho esportivo. Se você já se perguntou como LeBron James, a estrela da NBA, mantém sua força, flexibilidade e resistência, a resposta pode estar no Pilates.

Mas como exatamente o Pilates pode contribuir para aprimorar o desempenho esportivo? Josi Araujo, fisioterapeuta e professora da Pure Pilates, explica que esse método trabalha para reequilibrar o corpo, visando fortalecer músculos estabilizadores muitas vezes negligenciados por outros tipos de treinamento. Isso cria um equilíbrio muscular essencial para reduzir o risco de desequilíbrios que podem levar a lesões. “Além disso, o Pilates melhora a força, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, consciência corporal e capacidade respiratória, elementos críticos para atletas de todas as modalidades”.

De acordo com a professora, o impacto do Pilates não se limita a LeBron James. Aly Raisman, a ginasta americana e medalhista olímpica, o incorpora em seu treinamento para aprimorar sua força central e flexibilidade, enquanto o tenista espanhol Rafael Nadal o utiliza para fortalecer sua força central, flexibilidade e recuperação física. Até mesmo a renomada jogadora de futebol Marta, seis vezes eleita a melhor jogadora do mundo, encontrou no Pilates uma ferramenta vital para melhorar sua força, flexibilidade e equilíbrio.

A versatilidade do Pilates é notável, tornando-o eficaz em diversas modalidades esportivas, como dança, natação, golf, tênis, ciclismo, corrida, esgrima, triatlo e crossfit. Josi relata que a ênfase no fortalecimento equilibrado e no controle motor faz com que seja uma escolha inteligente para atletas de diferentes modalidades.

Além dos diversos benefícios, o Pilates também é capaz de prevenir lesões. “A prática do Pilates cria músculos mais fortes e equilibrados em todo o corpo, reduzindo o risco de desequilíbrios que frequentemente levam a lesões. A prática melhora a estabilidade do centro de força, permitindo movimentos mais eficientes e a capacidade de resistir ao estresse físico”, conclui a especialista.