Pular para o conteúdo

Conheça 4 suplementos alimentares aliados no tratamento do câncer de próstata e na prevenção de outras doenças no homem

A nutricionista da Dr. Shape, Cíntia Moser, destaca a importância dos suplementos que atuam tanto na prevenção do câncer de próstata quanto na melhor qualidade de vida do paciente no processo terapêutico oncológico

Novembro chegou e a campanha Novembro Azul traz à tona a necessidade de conscientização sobre o câncer de próstata. Algumas correntes médicas discutem a real necessidade da realização de exames de diagnóstico preventivos e intervenções precoces, enquanto outras são enfáticas ao defenderem as medidas apenas quando os pacientes são sintomáticos.

Mas ambas as linhas médicas defendem que os bons hábitos do paciente podem melhorar consideravelmente a chance de ele não desenvolver o câncer – e é justamente aí que entram a boa alimentação, a prática de atividades físicas frequentes e a suplementação alimentar.

Cíntia Moser, nutricionista da Dr. Shape, a maior franqueadora de suplementos alimentares e artigos esportivos da América Latina, recomenda que os homens, para evitar doenças como câncer, precisam cuidar melhor do corpo e da mente. Isto é, despertem a atenção para o autocuidado, adotando hábitos benéficos à sua saúde: “Além dos já citados exercício físico regular e uma alimentação saudável, é imprescindível reduzir o consumo de bebida alcoólica e de gordura saturada, além de adequar a ingestão de alimentos fontes de nutrientes antioxidantes, como as frutas, os legumes, as hortaliças e oleaginosas. Assim, conseguimos combater a obesidade, que hoje é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer, entre outras doenças”. Segundo Cíntia, que é Especialista em Nutrição Esportiva e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, isso confirma o que diz o INCA (Instituto Nacional do Câncer): “O excesso de gordura corporal pode potencializar o risco de câncer de próstata avançado”.

Estudos mostram que o principal fator de risco no câncer de próstata é a idade: ¾ dos casos acontecem a partir dos 65 anos. Porém os fatores ambientais e o sedentarismo contribuem para antecipar esse risco e aumentar o número de pacientes acometidos pela doença, que já está se manifestando em homens de 45 anos.

Ainda segundo dados recentes do INCA, o número estimado de casos novos de câncer de próstata no Brasil, para o triênio de 2023 a 2025, é de 71.730, correspondendo a um risco estimado de 67,86 casos novos a cada 100 mil homens.

O efeito antioxidante

Estudos revelaram, pelo acompanhamento da dieta de pacientes em tratamento de câncer, que os alimentos do cardápio eram pobres em antioxidantes. Cíntia Moser esclarece, de maneira enfática, que “os antioxidantes são moléculas que conferem proteção para o nosso organismo. Desse modo, um antioxidante evita que se desencadeie uma cascata oxidativa que é o que vai causar danos celulares e se não for freado podem causar o câncer”.

Suplementação para o tratamento de câncer de próstata

Estudos específicos comprovam que alguns suplementos da linha de antioxidantes são fundamentais tanto na prevenção do câncer de próstata quanto para melhorar a qualidade de vida e fazem um papel indispensável como auxiliares para os pacientes que passarão pelo tratamento de quimiorradioterapia, propiciando uma recuperação mais rápida.

Sobre a finalidade do uso de suplementos no tratamento oncológico, Cíntia Moser detalha:

“O suplemento alimentar trará aporte energético e proteico adequado nesse momento, evitando assim o catabolismo, ou seja, a degradação muscular desse organismo, pois a desnutrição só vem agravar o estado de doença do paciente oncológico. É um momento em que há uma alta demanda de muita energia, necessidade extra de proteína e, ao mesmo tempo, é importante evitar o alto consumo da gordura saturada e trans (dos produtos de origem animal). Então, o uso, por exemplo, de Whey Protein, uma fonte de proteína, vem dar esse aporte proteico, ajudar a evitar a desnutrição e o tratamento oncológico, o tratamento cirúrgico, as proteínas vêm contribuir com todo o processo de cicatrização”.

Cíntia Moser ressalta ainda que “entre os principais suplementos antioxidantes, que funcionam como suporte para melhorar o estado nutricional dos pacientes oncológicos, durante o tratamento de câncer, podemos citar a vitamina D, a Glutamina, o Ômega 3 e a Curcumina. Claro, sempre respeitando as fases do tratamento e individualidade de cada paciente salientando a necessidade de um acompanhamento nutricional e multiprofissional para traçar toda uma estratégia de nutrição e suplementação”.

Saiba a função de cada um:

1 ) Vitamina D: tem um papel na regulação do crescimento e da diferenciação celular, existindo então uma relação inversa entre os níveis de vitamina D e o câncer de próstata.

2 ) Cúrcuma: além de ser um poderoso antioxidante, a Cúrcuma também colabora na recuperação de processos inflamatórios.

3 ) Glutamina: é um aminoácido não essencial, mas em alguns momentos se torna condicionalmente essencial, para reforçar todo o sistema imunológico, como nos momentos de alto estresse no organismo, como seria o caso de um tratamento de câncer, de tratamentos cirúrgicos.

4 ) Ômega-3: age como anti-inflamatório e como fonte de ácidos graxos essenciais, pois nesses casos, é difícil ingerir esse tipo de nutriente e que têm importante papel nesse processo.

A importância da nutrição no tratamento do paciente oncológico

Cíntia Moser destaca ainda como deve ser a alimentação do paciente que está com câncer de próstata: “a alimentação de cada paciente deve ser individualizada, já que dependerá da fase de tratamento que esse paciente está, se cirúrgica e hormonal, também do estado nutricional e que se encontra o paciente. Como regra geral, na alimentação do paciente oncológico deve-se evitar as gorduras saturadas e trans e ser rica em compostos bioativos antioxidantes anti-inflamatórios quimioprotetores”.

Todos os suplementos citados são vendidos nas lojas físicas Dr. Shape e pelo e-commerce da marca: www.drshape.com.br. A Dr. Shape só trabalha com produtos originais, de procedência garantida e alta tecnologia.

Sobre a Dr. Shape

A Dr. Shape é a maior rede de franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos do Brasil, com 70 lojas físicas. Diferencia-se pelo atendimento personalizado e produtos com garantia de procedência. Além de trabalhar com as marcas mais conhecidas e renomadas do mercado, tem três linhas de suplementos exclusivas: Dr. Shape, Iconic Nutrition e The One Nutrition, todas elas produzidas com matéria-prima de altíssima qualidade e com aprovação da Anvisa.

A Dr. Shape também vende em seu e-commerce e entrega em todo o Brasil: www.drshape.com.br

A Dr. Shape é uma franqueadora. Para ter informações sobre as franquias da marca, acesse o site.