Pular para o conteúdo

Está de mau humor ou sem ânimo? A resposta pode estar na alimentação

Jasmine, marca referência em alimentação saudável, explica a relação entre os alimentos e as emoções

Com o estilo de vida acelerado, é comum surgirem sintomas consequentes do estresse, como por exemplo, a irritação, que pode vir a prejudicar a qualidade de vida de forma profunda. Sabendo que corpo e mente estão conectados, as emoções desempenham um papel decisivo para uma vida plena. Por sua vez, quando desreguladas, a tendência é que surja a irritabilidade, a tristeza, o desânimo ou até sinais físicos como dores musculares.

Existe uma série de fatores que podem contribuir para o bom ou mau humor, dentre eles, o ambiente externo, a predisposição genética, o estilo de vida e a alimentação, um dos pilares mais importantes para uma vida equilibrada.

Ciente disso, Jasmine aproveita o Dia do Mau Humor (13) para explicar sobre a relação entre os alimentos e as emoções, e traz, ainda, cinco dicas para aumentar a sensação de felicidade e bem-estar no dia a dia. Confira!

Entenda a conexão “intestino-cérebro”

A nutricionista e consultora da Jasmine, Adriana Zanardo, destaca que o corpo humano precisa de muitos nutrientes para o funcionamento adequado, tanto em relação à variedade, como também à quantidade. “Os padrões alimentares influenciam a atividade do intestino e do sistema nervoso central através de compostos dietéticos, como vitaminas, minerais, gorduras boas e compostos bioativos. Por isso, é importante prestar atenção aos ingredientes consumidos”, explica.

Os estudos científicos mostram que um padrão alimentar com maior predominância de gordura saturada e açúcar, e com baixas quantidades de fibras pode influenciar negativamente a chamada “microbiota intestinal”, que se relaciona com o cérebro, influenciando o humor. A nutricionista esclarece ainda que “existe um eixo chamado ‘intestino-cérebro’, onde, de acordo com a quantidade e qualidade da dieta, são produzidos e liberados pela microbiota variados tipos de substâncias que se comunicam com o cérebro, influenciando na capacidade cognitiva e no humor”.

Dessa forma, podemos considerar que o bom funcionamento do cérebro, e, consequentemente, a regulação do humor, depende parcialmente, da alimentação diária.

“Vale destacar que o excesso de calorias, principalmente vazias (ou seja, presente em produtos ultraprocessados que não oferecem nutrientes), pode prejudicar a capacidade cognitiva e o funcionamento dos neurônios. Da mesma forma, a ingestão de calorias muito abaixo do recomendado também pode ser negativa, aumentando o risco de deficiência de nutrientes relevantes para a saúde”, orienta.

A sensação de felicidade começa pela escolha do cardápio. Confira as dicas da nutricionista

Um cardápio completo e rico em nutrientes conta com a predominância de alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes, grãos integrais como aveia e quinoa, leguminosas como feijão, lentilha e grão de bico, e oleaginosas, como gergelim, semente de girassol e semente de abóbora.

Linhaçachia e oleaginosas, como castanha de caju e castanha-do-pará, são alimentos enriquecidos com ômega-3. Esse nutriente possui ação anti-inflamatória e antioxidante, contribuindo para os processos de aprendizado, memória, humor e sensação de bem-estar. Os estudos científicos destacam ainda que o consumo diário desses itens pode cooperar com a saúde mental.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas, com índice de 9,3% da população. Assim, é de extrema importância conhecer mais sobre os benefícios da alimentação saudável como um método de cuidado preventivo para depressão, ansiedade, Transtorno do Déficit de Atenção, Hiperatividade (TDAH), Doença de Alzheimer (DA) e outras condições.

Mas atenção: a falta de nutrientes e vitaminas específicas também pode comprometer o desenvolvimento cognitivo e a saúde mental, podendo levar a um quadro depressivo, por exemplo. Quando o organismo sente a falta de um nutriente essencial, como o folato, conhecido popularmente como vitamina B9, pode surgir o impacto negativo na capacidade individual de aprendizagem e memorização. Por sua vez, esse mesmo componente, em conjunto com outras vitaminas, como B6 e B12, apresenta excelente atividade antioxidante e anti-inflamatória, impactando, positivamente no funcionamento do cérebro.

As vitaminas B6 e B9 são encontradas em vegetais verdes escuros como brócolis e espinafre, cereais integrais (aveia, quinoa), oleaginosas (castanhas e sementes) e alimentos de origem animal (ovo, peixe etc.). Já a vitamina E, está presente principalmente em oleaginosas (castanhas e sementes).

Adeus, mau humor: confira as dicas da nutri

Após entender um pouco mais sobre as conexões entre corpo e mente, e o impacto da alimentação saudável, confira 5 dicas práticas para viver com mais equilíbrio e felicidade.

  1. Durma por, no mínimo, 7 horas seguidas (pensando em quantidade e qualidade de sono);
  2. Pratique atividade física por, pelo menos, 3 vezes na semana;
  3. Hidrate-se bem (calcule 35ml de água por cada quilo para chegar na quantidade diária de água recomendada para adultos saudáveis);
  4. Invista em boas relações pessoais e sociais sem se esquecer de fazer atividades que lhe causem prazer, como ouvir música, ler um livro, assistir uma série nova, entre outras;
  5. Mantenha contato com a natureza, mesmo que por poucos minutos. Atividades como tomar sol e pisar na grama são satisfatórias e fazem bem à saúde.

Para conhecer o portfólio completo de Jasmine, acesse www.jasminealimentos.com

Sobre a Jasmine Alimentos:

A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos verdadeiramente saudáveis, práticos e saborosos. A operação da Jasmine começou de forma artesanal há 30 anos, no Paraná. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde setembro de 2022, a marca pertence à M. Dias Branco – líder nacional em massas e biscoitos. A empresa possui mais de 17 indústrias e 28 centros de distribuição instalados em diferentes estados brasileiros, assim como processos de exportação para mais de 40 países. Mais informações: www.jasminealimentos.com.

Sobre a M. Dias Branco  

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 18 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, assumiu a liderança também em cookies integrais, granolas e pães sem glúten. É referência em produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro de 2022, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e massas feitas de milho. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.