Pular para o conteúdo

7 coisas que você não sabia sobre a Guatemala

Descubra sete curiosidades sobre a Guatemala, um país com paisagens naturais fascinantes, muita história e tradições culturais preservadas.

Repleta de vulcões, cavernas, lagos, praias, bosques, sítios arqueológicos e ruínas da civilização Maia, a Guatemala é um destino com natureza exuberante, uma rica herança histórica e diversas influências culturais. Justamente por isso, é um destino surpreendente para aqueles que buscam novos conhecimentos e desejam desbravar cenários diferentes.

Quer saber mais sobre a Guatemala? Confira abaixo sete curiosidades sobre o país!

Guatemala: 7 fatos curiosos sobre o destino

1 – Um dos melhores cafés do mundo

A Guatemala é regularmente reconhecida como uma das nações líderes na produção de café. Inclusive, é de produtores locais na região de Antígua que a famosa rede de café Starbucks compra boa parte dos seus produtos. Assim, mesmo sem saber, é provável que você já tenha tomado o café guatemalteco.

2 – Terra de vulcões

A Guatemala é repleta de vulcões – há, em média, 30 espalhados pelo país. Destes, três são ativos: Pacaya, Vulcão Del Fuego e Santiaguito. O país também conta com os maiores vulcões da América Central, ultrapassando os 4 mil metros de altitude. Eles são chamados Tacaná e Tajumulco.

3 – Um país com grande biodiversidade

A Guatemala se destaca por sua rica biodiversidade e variedade de recursos naturais. O país é lar de inúmeras espécies de plantas e animais, como o pássaro Quetzal, reconhecido como um símbolo nacional.

4 – O coração da civilização Maia

Os Maias foram o grupo indígena mais importante da América Central e boa parte estava concentrada na Guatemala. Era uma civilização muito avançada com conhecimentos voltados para matemática, astronomia, medicina e arquitetura. Eles desenvolveram sua própria escrita através de símbolos, os chamados hieróglifos. Foram tão importantes que ainda hoje podemos ver influências no idioma, na religião, no vestuário e no artesanato do país.

5 – Um dos principais países produtores da pedra jade

A Guatemala produz a mais cara e rara variante da pedra jade, chamada jadeíte. É uma pedra tão rara que em apenas quatro países do mundo é possível encontrá-la: Rússia, Japão, Myanmar e Guatemala. Trata-se de uma pedra ornamental mais densa e dura, usada na composição de jóias. Na cultura Maia, a jade era considerada símbolo de poder.

6 – Parte do litoral tem areia preta

Na Guatemala, as praias do Oceano Pacífico são caracterizadas pela presença de areia de tonalidade escura. Uma das mais famosas é a praia e reserva de Monterrico, que se destaca pelo contraste entre suas areias pretas e as águas cristalinas do mar. A coloração da areia é resultado das cinzas vulcânicas que a compõem.

7 – Fonte de inspiração para o autor de O Pequeno Príncipe

Em 1938, o avião de Antoine de Saint-Exupéry, autor do livro O Pequeno Príncipe, caiu na Guatemala. Em sua recuperação, no Lago Atitlan, ele teria visto o Cerro de Oro, ou Colina de Ouro – uma montanha que, segundo dizem, teria o inspirado a desenhar o famoso elefante dentro de uma jiboia.

Ficou com vontade de conhecer a Guatemala e conferir de perto algumas dessas curiosidades?

Conte com a Adventure Club, agência de viagens especializada em destinos de natureza, para uma experiência memorável na Guatemala. Os roteiros, com diferentes atividades e programações, exaltam o que há de mais autêntico no país: suas belezas naturais, históricas e culturais.