Pular para o conteúdo

A alimentação de um jogador de futebol: Testes genéticos ajudam a aumentar performance de atletas de forma inovadora

É da alimentação que o jogador tira sua energia em campo,por isso,é preciso ter uma atenção especial a isso, destaca  Emerson Zulu, empresário do futebol e CEO da Strategic Sports

Um jogador de futebol precisa contar com a ajuda de diversos profissionais para trazer bons resultados em campo, como treinadores, psicólogo, preparador físico e nutricionista. Este último tem ganhado cada vez mais relevância, uma vez que a alimentação e suplementação feita por um atleta influencia diretamente no seu desempenho.

No entanto, apenas com consultas e exames de sangue tradicionais sempre é possível ter a precisão necessária para a alta performance de um jogador. Por isso, o empresário do futebol e CEO da Strategic Sports, Emerson Zulu, trouxe uma parceria inédita com o projeto GIP – Genetic Intelligence Project – para trazer testes genéticos a jogadores de futebol.

Nós sabemos que a preparação de um atleta começa muito antes de pisar no campo, e quanto mais precisão, tecnologia e ciência em prol desse processo, melhor a performance do jogador”.

Por que os testes genéticos trazem mais precisão à nutrição dos jogadores?

Quando um atleta realiza acompanhamento com uma nutróloga apenas com as técnicas tradicionais é possível que a dieta prescrita não seja tão precisa,o que pode, na verdade, sobrecarregar o sistema do atleta.

Um exemplo comum é um indivíduo que tem, geneticamente, uma predição acima da média a altos níveis de ferro no sangue, mas a dieta e suplementação realizadas possuem altas concentrações de ferro, isso pode gerar uma sobrecarga no organismo, podendo gerar aumento da gordura no fígado, artrite, palpitações cardíacas, cirrose, acelerar o envelhecimento, entre outros.

No entanto, caso a profissional tenha em mãos os dados genéticos dessa predição, a alimentação poderá ser adaptada para manter os níveis de ferro no sangue saudáveis, o que ajuda a melhorar a performance do atleta.

De acordo com Emerson Zulu, os testes genéticos são o futuro dos jogadores de maior destaque em campo.

A face dos testes genéticos voltados à nutrição é apenas um dos benefícios dos testes, eles também podem ajudar a prevenir lesões, prevenir doenças que prejudicam a performance, cuidar da saúde mental, etc. Por isso, quem investir nesse tipo de técnica hoje, com certeza sairá na frente de muitos que usam treinamentos mais genéricos”.

Sobre Emerson Zulu

Emerson Zulu é um empresário do futebol, que atua há cerca de 10 anos na área. Após anos de empreendedorismo em grandes multinacionais, ingressou no futebol e a experiência de outros setores agregada à sua visão estratégica tem lhe proporcionado uma ascensão no futebol internacional. Ele é agente licenciado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como também tem licença como agente na Espanha e na Inglaterra. Entre os empresariados de Zulu está o jogador Emerson Royal, jogou em grandes clubes como o Barcelona, seleção brasileira, atualmente está no clube Tottenham. Além dele, são empresariados jogadores do Santos, Corinthians, Atlético Paranaense, São Paulo e Roma. Atualmente, Emerson também tem network e parceria com grandes nomes do futebol europeu.