Pular para o conteúdo

Por que o francês é considerado uma das línguas mais charmosas do mundo?

Professora Jana Schmidt explica a fama do idioma do país sede das olimpíadas de 2024

O francês é considerado uma das línguas mais charmosas do mundo, mas por que será que o idioma encanta as pessoas e deixa qualquer um chique no momento da pronúncia?

A professora Jana Schmidt, conhecida como Mademoiselle nas redes sociais, elencou algumas razões que deixam a língua francesa em primeiro lugar no top 5 das mais elegantes.

De acordo com a especialista, a língua francesa tem um cadência melódica e nuances poéticas, o que a faz ser símbolo de sofisticação e charme. Jana, entusiasta da língua e cultura francesa, listou alguns motivos pelos quais o francês exerce um fascínio atemporal e inigualável há séculos.

  1. Melodia e Ritmo:

– A língua francesa é famosa por sua musicalidade, com uma melodia suave e um ritmo cativante. O sociolinguista Jean-Benoît Nadeau, em seu livro “The Story of French,” explora como o francês se desenvolveu de maneira única, mantendo sua musicalidade ao longo dos séculos. Essa sem dúvidas é uma característica marcante da língua.

  1. Elegância Intrínseca:

– A riqueza cultural e histórica da França é refletida na língua. A professora de francês Wendy Ayres-Bennett destaca em suas pesquisas a influência das cortes reais e dos grandes filósofos na criação de uma língua que transmite uma sensação inigualável de elegância.

  1. Expressividade Sutil:

– A língua francesa é conhecida por sua capacidade única de expressar sentimentos e nuances de forma sutil. A autora Diane Ackerman, em “A Natural History of the Senses,” descreve como a linguagem francesa é rica em palavras que capturam experiências de forma delicada e evocativa.

  1. Patrimônio Literário:

– Os grandes autores franceses, como Marcel Proust e Gustave Flaubert, contribuíram para a reputação da língua. As obras-primas literárias, como “À la recherche du temps perdu,” (EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO) têm sido admiradas não apenas pela trama, mas também pela expressão única que o francês proporciona.

  1. Cultura e Estilo de Vida:

– A língua francesa está entrelaçada com a cultura e o estilo de vida parisienses. Os cafés literários, as galerias de arte e a moda parisiense contribuem para a atmosfera única que a língua carrega consigo. Ao pensar no país e na língua, fica impossível dissociá-los da arte!

Essas são algumas razões que evidenciam o charme da língua francesa, que ela não é apenas um meio de comunicação, mas uma expressão artística que transcende fronteiras. A beleza do francês está enraizada em sua capacidade de evocar emoções e transmitir pensamentos de maneira incomparável.

Sobre Jana Schmidt

Professora de francês, certificada pelo CEFLE como professora de língua estrangeira, em Quebec no Canadá, com especialização em Programação Neurolinguística (PNL) pela Psynapse (École de Psychothérapie), em Lyon, França. Fundadora do projeto Francês com Mademoiselle (FCM), que tem como objetivo compartilhar o ensino do francês com todas as pessoas que desejam realizar o sonho de se tornarem fluentes nesse idioma. Produtora de conteúdos digitais para as redes sociais YouTube, Instagram, Facebook e TikTok, onde se encontra como “Francês com Mademoiselle”.