Pular para o conteúdo

Operadora regional se destaca como internet banda larga mais rápida no estado de São Paulo

O Prêmio Melhor Escolha 2024 destaca os líderes da banda larga no Brasil, com a Desktop no ranking de provedora mais rápida no estado de São Paulo

O Prêmio Melhor Escolha 2024 destaca os melhores provedores de internet banda larga fixa no Brasil e em cada estado, oferecendo aos consumidores informações cruciais para suas decisões de contratação. No ranking geral, a Vivo Fibra atingiu liderança nacional ao ser reconhecida como a provedora de internet mais rápida do país, com uma média de 136 Mega de velocidade.

No âmbito estadual, a Desktop Internet ganhou como a provedora de internet banda larga mais rápida do estado de São Paulo, atingindo uma média de 152 Mega de velocidade, superando as médias de velocidade nacional e estadual, que foram de 107 Mega e 115 Mega, respectivamente. A segunda posição no ranking estadual foi ocupada pela Vivo, com 148 Mega, enquanto a terceira posição coube à TIM, com 132 Mega de velocidade.

O estudo avaliou os testes de velocidade realizados por milhões de usuários de operadoras de internet fixa em todo o Brasil, no período de janeiro a dezembro de 2023, utilizando o teste de velocidade Melhor Escolha. “O mercado está mais competitivo com o crescimento desses provedores de internet regionais. Eles oferecem planos mais rápidos com valores mais acessíveis, o que é vantajoso tanto para o consumidor quanto para o mercado em geral“, destaca Hadassa Rodrigues, Gerente de Marketing da plataforma de comparação de planos de internet banda larga.

Operadoras regionais ganham destaque em todo o Brasil

Apesar da liderança nacional ser da Vivo, os provedores de internet regionais, como a Desktop, ganham relevância e despontam nos estados de cobertura. Segundo o Prêmio Melhor Escolha 2024, as operadoras regionais lideraram em velocidade em 12 estados do país, um aumento de 33% em comparação ao ano anterior, quando isso ocorreu em apenas nove estados.

Além do estado de São Paulo, onde a Desktop se destacou como a provedora de internet mais rápida do Brasil, a Ligue assumiu a liderança com a internet mais veloz do Paraná, com 171 Mega. Já a Brisanet, empresa com cobertura no nordeste do Brasil, foi reconhecida como a provedora de internet mais rápida em Sergipe, e nos estados da Paraíba e Alagoas, com velocidades de 109 Mega, e 101 Mega, respectivamente.

O levantamento levou em conta dados oficiais de acessos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre os provedores com presença significativa no Brasil e em cada estado. Para serem elegíveis ao ranking do Melhor Escolha, as operadoras deveriam estar presentes nas cinco regiões do país e ter pelo menos 1,5% de participação de mercado e na amostragem da região geográfica avaliada. 

O ranking completo pode ser conferido na página do Prêmio Melhor Escolha.